Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

24880 - OS DESAFIOS FÍSICOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
JANAÍNA DUARTE BENDER - UFPEL, MARCIANE KESSLER - UFPEL, MARIANGELA UHLMANN SOARES - UFPEL, LOURIELE SOARES WACHS - UFPEL, KARLA PEREIRA MACHADO - UFPEL, PÂMELA MORAES VOLZ - UFPEL, AMANDA AMARAL DOS SANTOS - UFPEL, JULIANA DAMASCENO NUNES - UFPEL, ELAINE THUMÉ - UFPEL, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL


Apresentação/Introdução
O programa Telessaúde tem a intenção de auxiliar os profissionais na educação permanente com o treinamento presencial e a distância formando um elo à relevância da assistência à saúde. Para a implantação e utilização dessa ferramenta é necessário investir na capacitação dos profissionais, ter adequada infraestrutura, principalmente a garantia do acesso à energia elétrica e conexão banda larga.


Objetivos
Identificar a infraestrutura existente para a implementação do sistema de Telessaúde na educação permanente da atenção primária à saúde no estado do Rio Grande do Sul.


Metodologia
Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, de 816 equipes de Atenção Básica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ-AB, 2012. Foi verificada a infraestrutura de acesso à internet e presença de equipamentos necessários para subsidiar a ferramenta de Telessaúde na Educação Permanente da Atenção Primária.


Resultados
Do total de 816 UBS avaliadas identificou-se que 89,2% tinham computadores, 85,3% estabilizador, 75,4% impressora, 74% acesso à internet, 73,4% televisão, 52,5% caixa de som, 31,6% câmera de vídeo e 21,5% microfone. Em praticamente um terço das UBS (30,6%) havia atividades do Telessaúde. Não foi verificada a qualidade da internet nestes estabelecimentos.


Conclusões/Considerações
Embora o considerável aporte de computadores nestas unidades, existe uma discrepância na disponibilidade dos demais itens necessários para a implementação e desenvolvimento das atividades do Telessaúde. Também, além da disponibilidade dos equipamentos, a reduzida utilização desta ferramenta pode estar associada à decisão dos gestores municipais em implementar tal programa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360