Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

26135 - TECNOLOGIAS LEVES NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA NOVA ABORDAGEM NA CONDUÇÃO DE GRUPOS
MARIA ELI LIMA SOUSA - PREFEITURA E FORTALEZA, BARBARA LIMA SOUSA - EBSERH, ZELIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO SANTOS - UNIFOR, CRISTIANO JOSÉ DA SILVA - PREFEITURA DE FORTALEZA, FRANCISCA DE FÁTIMA VASCONCELOS - PREFEITURA DE FORTALEZA, EMANUELA CARVALHO DE ALBUQUERQUE - PREFEITURA DE FORTALEZA, KATIA MARIA DE FIGUEIREDO MOURÃO - PREFEITURA DE FORTALEZA, RAUL DE CASTRO ALVES - PREFEITURA DE FORTALEZA, ANA ANGÉLICA CARNEIRO ALCANTARA - PREFEITURA DE FORTALEZA, SASKIA MARIA DO SOCORRO X DAMASCENO - PREFEITURA DE FORTALEZA


Período de Realização
Essa experiência ocorreu de Junho a Dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Descrever a estratégia de grupos como ferramentas de tecnologia leve. Apresentar os principais grupos pertinentes a Atenção Primária aplicados na UAPS Irmã Hercília


Objetivos
Reduzir tabagismo, oferecer suporte aos pacientes tabagistas, auxiliar a mãe em quesitos da puericultura, auxiliar na assitência pré-natal, promover resgate da autoestima da gestante, construir redes sociais solidárias, resgatar identidade e autoconhecimento dos paticipantes.


Metodologia
Dentro do planejamento de ações, os grupos vulneráveis e os identificados como demanda através das estratificações de risco, foram divididos em grupos operativos (tabagismo, Puericultura, Gestantes, Doenças Crônicas, Planejamento Reprodutivo) e grupos compartilhados (psicoterápico, Terapia Comunitária Integrativa, Resgate de autoestima).


Resultados
Aumento na adesão e participação nos grupos.Redução no consumo de psicotrópicos foi relevante. As ações intersetoriais se fortaleceram. Maior Integração da Equipe Multidisciplinar. Maior empoderamento no autocuidado. A Troca de Experiências entre os participantes trouxe grandes êxitos no território.


Análise Crítica
Um planejamento bem feito e voltado para a realidade local, de acordo com as especificidades de cada grupo/território logrará melhores resultados. As teconologias propostas favoreceram novas demandas no contexto do cuidar, fomentando ações no controle e prevenção de doenças e agravos, auxiliando ações da Promoção da Saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Somente com a Educação em Saúde atingimos a Promoção da Saúde. A experiência descrita mostra uma teconologia de baixo custo e grande amplitude nos resultados. Aumentar a abrangência desse tipo de tecnologia com a finalidade de atingir a maior parte da população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360