28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5b - Novas tecnologias em saúde |
27098 - IMPLANTAÇÃO DE UMA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS SOCIAIS ( ITCP) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NELI MARIA CASTRO DE ALMEIDA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização O projeto de implantação da ITCP-IFRJ se iniciou em agosto de 2016 e se encerrou em novembro de 2017.
Objeto da Experiência Implantação de uma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Sociais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Objetivos 1.Desenvolver metodologias de incubação tecnológica em economia solidária junto aos grupos de saúde mental e outros de geração de renda;
2. Implantar a ITCP no IFRJ como um dispositivo de ensino, pesquisa e extensão; 3. Organizar e publicar um manual para organização de grupos de geração de renda;
Metodologia A implantação da ITCP/IFRJ trabalhou com metodologias autogestionárias, educação popular e protagonismo de grupos; A metodologia aplicada tomou como referência o processo grupal da oficina e de seus participantes como um todo, não fragmentando as etapas de concepção, de produção e de sistematização dos processos de geração de renda.
Resultados Foi realizado um curso de formação em Economia Solidária e Práticas Artesanais junto a empreendimentos solidários em saúde mental; realizadas visitas técnicas a outras experiências de geração de renda nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, agregando à ITCP/IFRJ um significativo cabedal de experiência. Publicação de Desenvolvemos um Manual de orientação para práticas de geração de renda e economia solidária voltado para rede pública de saúde mental.
Análise Crítica Há um longo caminho para que tenhamos nas universidades públicas e nos institutos públicos uma efetiva política de desenvolvimento científico e tecnológico voltada para a criação e desenvolvimento de dispositivos capazes de operar na lógica de erradicação das desigualdades sociais na sociedade brasileira.
As ITCPs contam com restritos editais de fomento, ocasionando muitas vezes descontinuidade dos programas, e pouca efetividade de suas ações.
Conclusões e/ou Recomendações As ações de inovação nas universidades requerem políticas públicas de inovação tecnológica direcionadas para a redução das desigualdades sociais. As Incubadoras de Cooperativas Sociais cumprem esse importante papel de aproximar as universidades públicas e seus territórios, construindo metodologias para o desenvolvimento local. Este trabalho, ora apresentado, busca divulgar e compartilhar estas iniciativas.
|