Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

27747 - ESTUDO PILOTO DE TELEMEDICINA PARA DIABETICOS ASSOCIADA À PESQUISA DE OPINIÃO
IZIDORO DE HIROKI - INSTITUTO FLUMIGNANO DE MEDICINA


Apresentação/Introdução
INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo foi pesquisar a influência da televigilância no controle glicêmico dos pacientes diabéticos e avaliar suas opiniões sobre esta nova tecnologia.


Objetivos
Duas perguntas a serem respondidas: (1) Será que a televigilância poderia melhorar o controle do diabetes ? (2) Será que os diabéticos iriam gostar desta tecnologia ?


Metodologia
MATERIAIS E MÉTODOS: Os glicosímetros transmitiram as dados através de modens sem fios para a rede de telefonia celular e internet até uma Central Médica de Telemedicina assistida por 2 médicos, 1 enfermeira e 3 técnicas de enfermagem. Os pacientes tiveram suas glicemias televigiadas durante os 86 dias de estudos. A critério médico, quando excessivas hiperglicemias ou hipoglicemias eram observadas, a equipe da Central Médica promovia uma teleconsulta, por e-mail ou telefone para análise mais detalhada das ocorrências glicêmicas e quando necessário, era solicitada consulta médica presencial. Foram utilizados formulários de pesquisa de opinião em 3 momentos evolutivos do estudo.


Resultados
RESULTADOS: Durante o estudo foram realizados 4.111 glicemias memorizadas nos próprios glicosímetros e analisadas matematicamente. Dividimos o período do Estudo em 2 períodos de 40 dias, iniciais e terminais. Foram excluídos 3 pacientes do estudo, sendo um por não ter concluído todo o período e outros dois diabético com as piores e melhores glicemias para minimizar os extremos. Foram analisadas 3.696 glicemias e calculadas para as médias glicêmicas e os desvios padrões.



Conclusões/Considerações
Será que a televigilância poderia melhorar o controle do diabetes ? Resposta Não! A televigilância por si não melhora o controle do diabetes. É necessário testa-la associada a Programas Motivadores de Intervenção. Pergunta (2) : Será que os diabéticos iriam gostar desta tecnologia ? Sim! Os diabéticos gostaram deste método pois sentem-se cuidados e não se sentiram espionados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360