28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5b - Novas tecnologias em saúde |
27930 - O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA PATRÍCIA SYMONE ALMEIDA IVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – CEARÁ, LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – CEARÁ, MAURO OLIVEIRA - INSTITUTO TÉCNICO FEDERAL - ARACATI
Apresentação/Introdução O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre os problemas de saúde mental que mais prejudicam o desenvolvimento infantil. Pessoas com TEA apresentam em comum: déficits em habilidades de comunicação e sociais, além de comportamentos restritivos e/ou repetitivos. Cerca de 60-70% das pessoas com TEA têm deficiência intelectual, necessitando de suporte para melhorar sua qualidade de vida.
Objetivos O objetivo deste estudo foi conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação, internet das coisas e inteligência artificial vêm sendo utilizadas para suporte ao desenvolvimento de crianças com TEA.
Metodologia Realizou-se uma revisão integrativa de literatura utilizando os descritores “Transtorno do Espectro Autista”, “Tecnologia da Informação” e “Inteligência artificial”. As bases de dados utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO e PUBMED, sendo identificados 27 artigos, e posteriormente, após leitura dos resumos, foram selecionados e analisados um total de 13 estudos para revisão, excluindo artigos que não abordavam especificamente o uso de tecnologias para suporte a pessoas com TEA.
Resultados Crianças com TEA têm como potencialidade para o uso de tecnologia seu melhor aprendizado por processamento visual. Uma vasta gama de inovações tecnológicas está começando a encontrar um papel na vida diária de indivíduos com TEA. A modelagem de vídeo, o uso de robôs, dispositivos baseados em inteligência artificial e aplicativos móveis têm se mostrado promissores para melhorar habilidades sociais e emocionais, podendo ser tão eficazes quanto a instrução presencial em alguns aspectos. Os profissionais devem considerar preferências e habilidades existentes e a customização para o sucesso da intervenção.
Conclusões/Considerações Há carência de estudos a nível nacional envolvendo o uso de tecnologia e TEA. O desenvolvimento de tecnologias qualificadas para suporte às crianças com TEA pode ser bastante relevante para a promoção de saúde deste grupo de pessoas. O desenvolvimento da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial cria múltiplas possibilidades de aplicações para o suporte às pessoas com autismo, familiares, cuidadores e equipe de saúde especializada.
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