Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

27930 - O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA
PATRÍCIA SYMONE ALMEIDA IVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – CEARÁ, LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – CEARÁ, MAURO OLIVEIRA - INSTITUTO TÉCNICO FEDERAL - ARACATI


Apresentação/Introdução
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre os problemas de saúde mental que mais prejudicam o desenvolvimento infantil. Pessoas com TEA apresentam em comum: déficits em habilidades de comunicação e sociais, além de comportamentos restritivos e/ou repetitivos. Cerca de 60-70% das pessoas com TEA têm deficiência intelectual, necessitando de suporte para melhorar sua qualidade de vida.


Objetivos
O objetivo deste estudo foi conhecer de que forma as tecnologias de informação e comunicação, internet das coisas e inteligência artificial vêm sendo utilizadas para suporte ao desenvolvimento de crianças com TEA.


Metodologia
Realizou-se uma revisão integrativa de literatura utilizando os descritores “Transtorno do Espectro Autista”, “Tecnologia da Informação” e “Inteligência artificial”. As bases de dados utilizadas foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SCIELO e PUBMED, sendo identificados 27 artigos, e posteriormente, após leitura dos resumos, foram selecionados e analisados um total de 13 estudos para revisão, excluindo artigos que não abordavam especificamente o uso de tecnologias para suporte a pessoas com TEA.


Resultados
Crianças com TEA têm como potencialidade para o uso de tecnologia seu melhor aprendizado por processamento visual. Uma vasta gama de inovações tecnológicas está começando a encontrar um papel na vida diária de indivíduos com TEA. A modelagem de vídeo, o uso de robôs, dispositivos baseados em inteligência artificial e aplicativos móveis têm se mostrado promissores para melhorar habilidades sociais e emocionais, podendo ser tão eficazes quanto a instrução presencial em alguns aspectos. Os profissionais devem considerar preferências e habilidades existentes e a customização para o sucesso da intervenção.


Conclusões/Considerações
Há carência de estudos a nível nacional envolvendo o uso de tecnologia e TEA. O desenvolvimento de tecnologias qualificadas para suporte às crianças com TEA pode ser bastante relevante para a promoção de saúde deste grupo de pessoas. O desenvolvimento da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial cria múltiplas possibilidades de aplicações para o suporte às pessoas com autismo, familiares, cuidadores e equipe de saúde especializada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360