Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

28097 - INCORPORAÇÃO DE INOVAÇÕES NA ASSISTÊNCIA AO O PARTO E AO RECÉM NASCIDO: UMA INTERVENÇÃO PILOTO DA INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA MÃE E DA CRIANÇA (IHAMC)
CARMEN SIMONE GRILO DINIZ - USP, DENISE NIY - USP, MARCEL REIS QUEIROZ - USP, BRUNA ALONSO - USP, BEATRIZ T FIORETTI - USP


Apresentação/Introdução
Nos últimos anos, muitas inovações foram propostas na saúde perinatal para torná-la mais segura, amigável com as mulheres e baseada em evidências. Apesar das políticas públicas e da pressão de movimentos sociais pela humanização do parto, a incorporação de inovações tem sido lenta. Em 2015, agências internacionais lançam a Iniciativa Hospital Amigo da Mãe e da Criança para acelerar estas mudanças.


Objetivos
Desenvolver e avaliar um projeto piloto de implementação da Iniciativa Hospital Amigo da Mãe e da Criança, em 2 maternidades do SUS que oferecem treinamento na assistência ao parto, uma no Município de São Paulo e outra no interior.


Metodologia
Componente qualitativo de uma intervenção quase-experimental, com métodos mistos, com avaliação pré e pós-intervenção, em um hospital-maternidade público da cidade de São Paulo. Foram realizadas análises documentais, observação de plantões, entrevistas e grupos focais, para ajudar a projetar a intervenção, explorando como profissionais, gestores e usuárias percebem as inadequações da formação profissional, do atendimento na maternidade e as oportunidades de mudança. Foi constituído um grupo do serviço para a pactuação dos indicadores de inovação, inspirado na metodologia do Laboratório de Mudança.


Resultados
Os problemas que dificultam a incorporação de inovações identificados foram: sobrecarga das equipes; histórico de atendimento a grávidas solteira e pobres, “desempoderadas”; problemas estruturais levando à falta de privacidade; acesso às mulheres em trabalho de parto por estudantes de medicina e enfermagem, sem a devida supervisão; falta de controle e registro de intervenções potencialmente nocivas; profissionais não se identificam, dificultando a responsabilização; obstáculos para o acompanhantes durante toda a internação; ausência de uma cultura de escolha ou recusa informadas; rotinas consideradas discriminatórias pelas mulheres. As mudanças foram muito aceleradas após o diagnóstico.


Conclusões/Considerações
O mapeamento da cultura institucional, a definição de prioridades e indicadores de mudança, adicionaram temas e prioridades não vislumbrado originalmente. A fase formativa provocou uma “ignição” das mudanças antes da própria intervenção. Envolver as partes interessadas na definição de prioridades aumentou seu senso de propriedade da mudança, criou indicadores inovadores, aprimorou a intervenção e propôs estratégias não antevistas originalmente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360