29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5c - Métodos computadorizados de atenção à saúde   | 
        
        
		  
					 
          				
						 23605 - CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO DESTINADO ÀS GESTANTES NO CUIDADO PRÉ-NATAL MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES - UFPI, GLAYS REGE DANTAS LIMA PIRES - FMS
					
  
					Apresentação/Introdução Os aplicativos são descritos no dicionário de descritores em saúde (DECS) como programas ou softwares instalados em dispositivos eletrônicos móveis. Na saúde, os aplicativos mais utilizados por mulheres são para gravidez, parto e assistência à infância. A procura de informações na internet pode trazer implicações negativas à saúde da mulher se o conteúdo encontrado não for de fonte segura. 
  
 	Objetivos Construir um software para dispositivos móveis com orientações validadas destinado às gestantes no cuidado pré-natal.
  
 	Metodologia Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: especificação, validação e desenvolvimento. Na especificação foi empregado método de revisão integrativa da literatura com seleção de 23 artigos e formulado as orientações utilizando além dos artigos, 15 diretrizes brasileiras, 02 diretrizes da Organização Mundial de Saúde, 01 diretriz Latino-americana e 09 Legislações Brasileiras sobre pré-natal. Seguiu-se pela validação das orientações com 8 (oito) gestantes (análise semântica) e com 7 (sete) juízes em saúde da mulher (análise de conteúdo) selecionados por conveniência. Na etapa de desenvolvimento, o aplicativo foi construído adequado ao sistema operacional Android.
  
 	Resultados As orientações do aplicativo ficaram organizadas em 20 (vinte) dimensões. Na análise semântica o conteúdo das orientações permaneceu inalterado nas seguintes dimensões: a dimensão 1 (sinais de alerta na gravidez), dimensão 5 (sexo na gravidez), dimensão 7 (vacinas indicadas), dimensão 10 (conheça alguns dos seus direitos) e dimensão 20 (fique atenta aos sinais violência à mulher durante o parto).Na análise de conteúdo todas as dimensões tiveram Índice de Validade de Conteúdo – IVC acima de 80% para compreensão verbal e pertinência. O conteúdo do aplicativo obteve IVC geral de concordância igual a 90,18%. O IVC acima de 90% é padrão para estabelecer a excelência da validade de conteúdo.
  
 	Conclusões/Considerações A congruência em relação às informações dos juízes sobre o conteúdo do aplicativo resultou em orientações validadas. O estudo possibilitou desenvolver uma tecnologia educacional na forma de um aplicativo móvel com conteúdo validado e coerente com as recomendações atuais do pré-natal. Espera-se resgatar o papel ativo do usuário e facilitar o acesso a informações válidas, o que representa o diferencial desse aplicativo.
					 |