Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30b - Pessoas em situação de rua

25098 - RECONSTRUÇÃO DE PRATICAS NO CUIDADO DIÁRIO A POPULAÇÃO DE RUA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE
FABIANA FERREIRA KOOPMANS - UFF, UERJ, UNISUAM, DONIZETE VAGO DAHER - EEAAC/UFF, MAGDA GUIMARÃES DE ARAÚJO FARIA - UERJ E UFF, HERMES CANDIDO DE PAULA - SMS/RJ, RAYANNE LEAL DIAS DA SILVA - UFF, GRAZIELA BARBOSA FREITAS SCORALICK - UFF, MARIANA RAMOS GUIMARÃES - UFF, JULIANE ANTUNES - UFF


Apresentação/Introdução
Este trabalho é derivado de uma tese de doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense (PACCS/UFF) que discute sobre o cuidado a população de rua. O cuidado a população de rua, deve antes de tudo, conhecer este segmento populacional singular, tanto no âmbito pessoal quanto no social: como causas de morar na rua e as estratégias de sobrevivência.


Objetivos
Objetivo: Analisar e discutir as práticas de cuidado a população de rua, desenvolvidas por uma equipe de Consultório na Rua (CnaR), localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro.


Metodologia
Estudo etnográfico, desenvolvido com uma equipe de consultório na rua, na zona oeste, do município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada através da observação participante, das entrevistas e da coleta de questionário sobre as interações dos profissionais de saúde com os moradores de rua, em torno de 6 meses, com inserções dos pesquisadores nas atuações nas “Rondas” e nos Consultórios. Os dados gerados na pesquisa de campo foram discutidos, através de categorias que emergiram, analisados a luz do conceito de habitus, proposto por Bordieu.


Resultados
Durante o trabalho de campo, foi possível demarcar diferentes concepções de cuidado a população de rua, com elementos que emergiram através dos dados, bastante significativos e singulares neste cuidado, como: “Ronda dos Afetos”, “Construção do cuidado emancipador” e “Familiaridades e Sensibilidade com o trabalho com populações vulneráveis”.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que as concepções de cuidado presentes nas práticas dos profissionais de saúde do CnaR perpassam por características destes profissionais como a história de vida e a percepção destes profissionais sobre suas ações. Outros pontos estão relacionados a construção de um cuidado emancipador, de valorização do outro e do afeto presente em todas as ações com população de rua.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360