27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC30b - Pessoas em situação de rua  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25336 - EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DE UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONSULTÓRIO NA RUA DO RECIFE: INTERSETORIALIDADE NA RUA JENNIFER SILVA BARBOSA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, NILMA MARIA SANTOS CASTRO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, JÉSSICA MAYARA SANTOS ALVES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, FABÍOLA MARIA PAES DE LYRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE, JULIANA PEIXOTO DA SILVA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
					
  
					Período de Realização Outubro de 2017 a fevereiro de 2018.
 
  
 	Objeto da Experiência Estágio estratégico intersetorial de residentes em Saúde da Família no Consultório na Rua do Recife.
 
  
 	Objetivos Relatar experiência vivenciada por residentes em Saúde da Família junto a uma equipe de Consultório na Rua (CnaR), como estratégia  de fortalecimento da intersetorialidade na saúde.
  
 	Metodologia A experiência durou cinco meses e foi vivenciada por quatro residentes em Saúde da Família de diferentes categorias profissionais (enfermeiro, terapeuta ocupacional e dentista). Após a inserção, procurou-se entender o papel do CnaR enquanto serviço integrante da Rede de Atenção à Saúde e suas articulações com outros serviços, bem como o processo de trabalho da equipe. Ademais, houve a  participação ativa em práticas de abordagem, acolhimento e educação em saúde.
 
  
 	Resultados O CnaR visa garantir o acesso à saúde da População em Situação de Rua (PSR), sendo espaço de escuta e trocas sociais. Nele é estimulado a utilização de potencialidades como o fortalecimento dos vínculos e corresponsabilização do cuidado. Através de orientações e conversas, o trabalho realizado pelas residentes com os usuários provocou o empoderamento e mudanças no estilo de vida quanto ao autocuidado e autoproteção. Obteve-se um feedback positivo dos usuários sobre todas as ações e intervenções.
 
  
 	Análise Crítica  A PSR vive em situação de extrema vulnerabilidade social. Durante o estágio pode-se constatar a importância da intersetorialidade no cuidado à saúde como ferramenta que possibilita a troca de saberes entre os atores envolvidos e um olhar integral e ampliado às condições de saúde deste grupo. Observou-se ainda o comprometimento da equipe de CnaR, apesar dos nós críticos como a falta de recursos materiais e humanos e desarticulação da  rede, o que dificulta as ações de educação em saúde.
 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que vivências práticas em outros serviços como o CnaR fortalece não somente a compreensão  sobre a  intersetorialidade como também fomenta nos profissionais em formação o respeito pelo trabalho do outro, a corresponsabilização do cuidado e o comprometimento pautado nas especificidades da  de populações vulneráveis como a PSR.
					 |