26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25a - Saude bucal CO 1 |
22685 - INTEGRALIDADE, ACESSO E INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE BUCAL: PROJETO SORRIA SANTA MARIA PATRÍCIA BASTIANELLO CAMPAGNOL - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS, CAROLINE FRANCIELI WEBER - UFSM, ANDERSON FALCÃO TAMBARA - UFSM, KARLA MALDONADO - UFSM, VINICIUS MARAGON SANTOS - UFSM, EMIR DIRLAN LIMA DE OLIVEIRA - UFSM, MARIA LAURA BRACCINI FAGUNDES - UFSM, HEVERTON PEDROZO PRATES - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, CHRISTIAN LACORTE - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Período de Realização O período de realização do Projeto foi de 13 de março de 2017 a 2 de dezembro de 2017, com continuidade no ano de 2018.
Objeto da Experiência Projeto Interdisciplinar de saúde bucal, intitulado Sorria Santa Maria, realizado na cidade de Santa Maria-RS.
Objetivos O projeto visa realizar, quinzenalmente aos sábados, atendimentos de saúde para trabalhadores(as) e gestantes impossibilitados(as) de procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e/ou Estratégias de Saúde da Família em horário regular. Outro objetivo é promover a integração ensino, serviço e comunidade.
Metodologia Os pacientes são atendidos em conjunto por servidores da prefeitura de Santa Maria, residentes e acadêmicos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nos dias de realização do Projeto. Além disso, as gestantes também têm acesso ao tratamento odontológico e acompanhamento do Pré-Natal interdisciplinar. Concomitantemente, ocorre integração de outras áreas da saúde, desenvolvendo atividades de promoção de saúde geral, a partir de rodas de conversa na sala de espera e grupo antitabagismo.
Resultados Foram atendidos aproximadamente 400 pacientes, nos quais se realizou 1762 procedimentos clínicos, sendo que em torno de 60 %, concluiu o tratamento. O projeto proporcionou acesso as gestantes sem unidade de referência ao acesso odontológico, contribuindo para um aumento da demanda ao longo das edições. No escopo interdisciplinar, foram abordados cerca de 9 temas como saúde mental, alimentação saudável, combate ao aedes aegypti, combate à automedicação, prevenção das DSTs, combate ao tabagismo.
Análise Crítica As experiências propiciaram um novo cenário de Integração Ensino Serviço, com os acadêmicos e residentes de duas maiores Universidades da cidade, UFSM e UNIFRA, contribuindo com a inserção desses no SUS, além da oferta inédita de consulta interdisciplinar de Pré-Natal. Devido à repercussão positiva do projeto houve um aumento de demanda espontânea em cada edição, contrapondo com as dificuldades de adesão de gestantes ao projeto pelos mitos que cercam a sua saúde bucal.
Conclusões e/ou Recomendações O Sorria Santa Maria beneficiou usuários que não tinham acesso os serviços de saúde durante a semana e fortaleceu a importância do atendimento odontológico no Pré-Natal. Essa experiência possibilitou o estreitamento das relações entre servidores, residentes, acadêmicos e usuários, permitindo a concretização de mais um espaço de reflexão e integração entre ensino, serviço e comunidade no atendimento das demandas da população.
|