26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25b - Saude bucal CO 2 |
27604 - O CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE BUCAL É POSSÍVEL?! UMA EXPERIÊNCIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA ARTHUR IGOR CRUZ LIMA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF) - SUS/FIOCRUZ, MARCOS VINICIUS DE SANTANA SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF) - SUS/FIOCRUZ, TAIANA CRISTINE DE SOUZA PACHECO - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF) - SUS/FIOCRUZ, JULIANE KELY FAGUNDES SILVA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF) - SUS/FIOCRUZ
Período de Realização Essa observação foi realizada no período de junho/2017 à fevereiro/2018.
Objeto da Experiência Acesso à saúde bucal e desafios em uma USF no município de Lauro de Freitas - BA.
Objetivos Apresentar a dinâmica do funcionamento da atenção em saúde bucal em uma USF considerando a integralidade do cuidado.
Metodologia Trata-se de uma avaliação crítica da experiência da atenção em saúde bucal considerando o usuário como centro do cuidado. Através da participação observador e avaliação dos registros da unidade e dos sistemas de informação, foi avaliado qualidade do acesso, ofertas de serviços, resolução de demandas e organização do processo de trabalho.
Resultados Após reinauguração da unidade, emergiu a necessidade de pensar estratégias para organização da atenção em saúde bucal no território adscrito, considerando o longo tempo de desassistência em odontologia. Com a implantação do acolhimento utilizando classificação de risco foram identificadas demandas para o grupo de saúde bucal, atendimento no dia e programado, além de encaminhamento seguro para outros serviços da rede. Ocorre escuta qualificada dos usuários sem a necessidade de filas e senhas.
Análise Crítica Garantir acesso em odontologia no SUS ainda é desafiador considerando a baixa cobertura de saúde bucal, fragilidade na formação dos profissionais para o SUS e para gestão do processo de trabalho nas USF. O acolhimento integral, com classificação de risco e matriciamento da equipe mínima e NASF representam importantes desafios. No entanto, consideramos essa experiência exitosa a partir do momento que garante o cuidado em saúde bucal evitando barreiras de acesso para os usuários do território.
Conclusões e/ou Recomendações Observa-se que é uma experiência que precisa ser avaliada e compartilhada com os atores que constroem juntos o SUS. Dentre as dificuldades observadas estão a manutenção da tecnologia dura, que dificulta o atendimento clínico dos usuários, gerando barreira de acesso e a continuidade do grupo de saúde bucal. Faz-se necessário investimento em mais atividades educativas e coletivas no território.
|