27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25a - Saude bucal COC 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27396 - A ESTRUTURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA I PARA ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ELISETE CASOTTI - UFF, MÔNICA VILLELA GOUVÊA - UFF, MARCOS ANTÔNIO ALBUQUERQUE DE SENNA - UFF, ANDRÉA NEIVA DA SILVA - UFF, MICHELLE CECILLE BANDEIRA TEIXEIRA - UFF, DEISON ALENCAR LUCIETTO - UFF
					
  
					Período de Realização De março a dezembro de 2017
  
 	Objeto da Experiência Desenvolvimento do Estágio Supervisionado: Saúde Coletiva I da Faculdade de Odontologia-UFF em UBS dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói.
  
 	Objetivos Descrever a concepção e as potencialidades  do Estágio Supervisionado: Saúde Coletiva I na formação dos estudantes e na integração ensino-serviço.
  
 	Metodologia Foram realizadas oficinas com cirurgiões-dentistas preceptores do SUS. Cada estudante/dupla foi alocado em diferente UBS/ESF. O estágio foi operacionalizado em blocos: 1) reconhecimento do território, UBS e processos de trabalho da equipe; 2) priorização de família para acompanhamento, compreensão de sua estrutura e contexto, construção de projeto terapêutico singular e intervenções de saúde/saúde bucal. A avaliação envolveu participação de estudantes, preceptores e docentes
  
 	Resultados As oficinas facilitaram a operacionalização da proposta. O estágio possibilitou que os estudantes vivenciassem o cotidiano da equipe de saúde bucal, mudando positivamente percepções sobre o SUS e o trabalho na ESF. As reflexões sinalizaram para ganhos na autonomia e para apropriação de seus papeis como agentes transformadores da realidade. Identificou-se o fortalecimento da integração ensino-serviço através do compartilhamento de responsabilidades, desde a concepção até a execução do estágio
  
 	Análise Crítica Esse estágio do oitavo período (80h./semestre) dá sequência às disciplinas de Saúde Bucal Coletiva I, II e III, possibilitando que o estudante vivencie, no campo da atenção básica, os conhecimentos adquiridos. Embora esteja estruturado para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (2002) e potencialize a sintonia entre necessidades de saúde e a formação em Odontologia, ajustes devem ser feitos na definição de locais, intervenções e no equacionamento de responsabilidades entre os envolvidos.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O estágio tem sido identificado pelos estudantes como de grande relevância na sua formação, pois possibilita autonomia, protagonismo e aprendizado na realidade social. Da mesma forma, tem impactado positivamente nos serviços, demonstrando-se capaz de fomentar a educação permanente em saúde. A estruturação proposta para o estágio favorece a formação de cirurgiões-dentistas para atuar em consonância com os princípios do SUS.
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