27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25a - Saude bucal COC 1 |
27493 - MATERIAL EDUCATIVO QUANTO À SAÚDE BUCAL ENTRE DIABÉTICOS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - UNIMONTES, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG, ALINE SOARES FIGUEIREDO - UNIMONTES, MELISSA BARRAL MAIA - UNIMONTES, PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - FASI, NEUMA CARLA NEVES FERNANDES - UNIMONTES, LILLIAN GRACIANO CHAVES - FUNORTE, RODRIGO ALVES PINTO - UNIMONTES, EFIGÊNIA FERREIRA E FERREIRA - UFMG
Apresentação/Introdução Introdução: A saúde bucal é multifacetada interfere na capacidade de falar, de sorrir, de mastigar, de engolir, além de refletir o estado fisiológico, social e os atributos psicológicos essenciais à qualidade de vida das pessoas. No diabetes, verifica-se a importância da informação, promovendo o empoderamento das pessoas para a tomada de decisões de saúde, em especial ao cuidado bucal.
Objetivos Desenvolver um material educativo com orientações quanto à saúde bucal entre diabéticos da Estratégia de Saúde da Família.
Metodologia Metodologia: Após avaliação da alfabetização em saúde bucal no baseline de um ensaio randomizado que verificou o impacto da alfabetização em saúde entre diabéticos foram elaborados materiais educativos, considerando a participação de odontólogos, dos diabéticos/cuidadores. O processo teve três fases: 1)Caracterização dos diabéticos/cuidadores de duas unidades polo da Estratégia Saúde da Família (ESF) participantes do projeto. 2)Desenvolvimento do material educativo e a avaliação da qualidade deste material contou com a participação de um comitê de pesquisadores/especialistas, de diabéticos e de profissionais da ESF. 3)Grupo operativos para desenvolver e divulgar os materiais educativos.
Resultados Resultados: Participaram 108 diabéticos. Foram desenvolvidos e avaliados os seguintes materiais: folder e vídeo educativo (PITCH) que foram disponibilizados para os participantes/cuidadores. Utilizaram-se figuras didáticas e linguagem simples visando auxiliar os diabéticos/cuidadores a executarem de maneira adequada os cuidados quanto a saúde bucal. Grupos operativos facilitaram o desenvolvimento e avaliação dos materiais educativos disponibilizados para os diabéticos/cuidadores. Essas ações de promoção da saúde e prevenção das doenças podem resultar na melhoria das condições da saúde bucal, pois os materiais foram considerados satisfatórios por boa parte dos diabéticos.
Conclusões/Considerações Conclusões: O material educativo demonstrou-se válido e com boa qualidade por orientar quanto à prática de cuidados referentes a saúde bucal no diabetes. Verifica-se que houve sensibilização por parte dos participantes, e este estudo contribuiu no desenvolvimento das habilidades e no empoderamento visando a autonomia dos diabéticos quanto aos cuidados referentes a saúde bucal.
|