27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25a - Saude bucal COC 1  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27674 - A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL SEGUNDO AS CRENÇAS, VALORES E ATITUDES EM PRIMIGESTAS IGOR HENRIQUE TEIXEIRA FUMAGALLI. - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, AMANDA ALMEIDA MARTINS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, LUANA PINHO DE MESQUITA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SORAYA FERNANDES MESTRINER - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, WILSON MESTRINER JÚNIOR - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
					
  
					Apresentação/Introdução A atenção pré-natal de qualidade é fundamental para a saúde do binômio mãe-filho. A Rede Cegonha fomenta um modelo de atenção à saúde da mulher e da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança até os 2 anos, sendo esta etapa favorável a mudanças e a aquisição de novos hábitos para o cuidado em saúde bucal, para gestante e o bebê.
  
 	Objetivos Identificar as crenças de mulheres primigestas que influenciam na procura por assistência odontológica e na adoção de cuidados relativos à sua saúde bucal e dos futuros filhos.
  
 	Metodologia Estudo exploratório e transversal de abordagem qualitativa, composto por uma amostra intencional por saturação teórica, onde todos os Núcleos de Saúde da Família presentes no território e todas as gestantes provenientes do programa de pré-natal, no período de março de 2015 a agosto de 2016, foram convidadas a participar do estudo. Foram realizadas entrevistas com roteiro semi-estruturado com 20 primigestas de seis unidades de saúde da família de um município do Estado São Paulo. As entrevistas foram gravadas, transcritas e utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada por comitê de ética em pesquisa.
  
 	Resultados O estudo possibilitou a aproximação às crenças, valores e atitudes das gestantes acerca dos cuidados com a saúde bucal neste período. As crenças na suscetibilidade à transmissão de doenças durante a gestação, a possibilidade dos procedimentos odontológicos e hábitos apresentarem riscos à sua saúde e ao desenvolvimento do bebê e suas decisões são pautadas em valores familiares, e há uma disposição a aderir aos conceitos estruturados pelo coletivo a que fazem parte. As redes sociais e os grupos de promoção de saúde foram os principais meios para busca por informações. 
  
 	Conclusões/Considerações Apesar da crença na relevância da participação do profissional de saúde bucal no pré-natal, há barreiras como o medo em relação aos procedimentos odontológicos e a recusa do profissional ao atendimento à gestante. Apoia-se a formação permanente desses profissionais e o envolvimento de diferentes atores para a qualificação do atendimento materno-infantil a fim de construir estratégias para promoção de cuidados em saúde bucal.
					 |