Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25b - Saude bucal COC 2

23243 - UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL EM ÁREAS RURAIS E URBANAS DO BRASIL: ANÁLISE DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS DE DADOS DE UM INQUÉRITO NACIONAL
FERNANDO JOSÉ HERKRATH - ILMD-FIOCRUZ / UEA / IMS-UERJ, MARIO VIANNA VETTORE - UNIVERSITY OF SHEFFIELD, GUILHERME LOUREIRO WERNECK - IMS-UERJ


Apresentação/Introdução
A utilização dos serviços de saúde resulta da interação entre fatores contextuais e individuais, passando pela organização dos serviços de saúde. Indivíduos que vivem em locais socialmente vulneráveis, como as áreas rurais, têm maiores dificuldades em acessar os serviços de saúde, bem como apresentam piores condições de saúde bucal.


Objetivos
Testar o modelo comportamental de Andersen na relação entre os determinantes da utilização dos serviços de saúde bucal por adultos que residem em áreas rurais e urbanas do Brasil.


Metodologia
Foram utilizados dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada no Brasil no ano de 2013. Dados de 60.202 adultos foram analisados por meio de análise de equações estruturais, considerando a não utilização de serviços odontológicos e o tempo desde a última visita odontológica como desfechos. Além dos desfechos, o modelo especificado a partir do referencial teórico incluiu 19 variáveis observadas e quatro variáveis latentes. Análises multigrupos foram realizadas para testar a invariância configural e estrutural dos modelos entre as áreas urbanas e rurais.


Resultados
Adultos que viviam em áreas rurais apresentaram maiores prevalências dos desfechos nunca ter ido ao dentista ou ter se consultado há três anos ou mais. As relações entre os determinantes de uso dos serviços variaram de acordo com a área de residência. O cuidado odontológico ainda é fortemente orientado pelas necessidades em saúde bucal. A escolaridade e a rede social mostraram um grande efeito indireto no uso. As condições financeiras e a cobertura das equipes de saúde da família favoreceram o acesso aos serviços, principalmente na área rural. Indivíduos do sexo masculino e idosos apresentaram menor uso dos serviços odontológicos em ambos contextos.


Conclusões/Considerações
Novas estratégias e o fortalecimento de ações para a inclusão de grupos com menor acesso a serviços odontológicos, a maior disponibilidade de serviços nas áreas rurais, com uma mudança no modelo de atenção e a organização de caminhos de referência podem aumentar o acesso potencial e minimizar as iniquidades em saúde bucal desta população. Ações intersetoriais também pode impactar favoravelmente nas condições de saúde e de acesso aos serviços.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360