Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC28a - Cooperação Internacional em Saúde

25823 - CÂNCER DE MAMA FEMININO NA AMÉRICA LATINA: ESTUDO DA CARGA GLOBAL DE DOENÇAS, 1990 E 2016
LIVIA DO NASCIMENTO GROSSI - UFJF, MARIA TERESA BUSTAMANTE-TEIXEIRA - UFJF, MAXIMILIANO RIBEIRO GUERRA - UFJF


Apresentação/Introdução
De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), é esperado que o impacto do câncer na população nos países em desenvolvimento corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para 2025. O câncer de mama é o mais comum em mulheres em 140 países e a causa mais frequente de mortalidade em 101 países.


Objetivos
Analisar a mortalidade e anos de vida perdidos por incapacidade (Daly) por câncer de mama em mulheres da América Latina (1990-2016) e fatores associados.


Metodologia
Estudo ecológico que analisou as taxas padronizadas de mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade DALY, segundo três fatores de risco: tabagismo; uso de álcool e índice de massa corpórea para 10 países da América Latina. Os dados foram extraídos do Estudo de Carga Global de Doença – GBD 2016, do Institute for Health Metrics and Evaluation - IHME. O estudo GBD emprega várias ferramentas analíticas e diversas fontes de dados para gerar estimativas comparáveis de número de óbitos, taxas de mortalidade, incidência e prevalência de doenças e anos vividos com incapacidade, segundo idade, sexo, causa, ano e localização geográfica.


Resultados
As maiores taxas de mortalidade e DALY por câncer de mama em 2016 foram observadas no Haiti, Uruguai e Argentina e as menores na Guatemala e no Equador. A maioria dos países estudados apresentaram queda nas taxas de mortalidade quando comparados os anos de 1990 e 2016, exceto o Haiti e a Guatemala, com aumentos de 5% e 11%, respectivamente. Os maiores riscos atribuíveis (RA) ao tabaco para mortalidade e DALY foram observados em Cuba e Uruguai e os menores no Equador e Guatemala. Os maiores RA ao uso de álcool foram observados na Argentina,Chile e Uruguai e os menores em Honduras, Haiti e Equador. Os maiores RA ao IMC foram observados Uruguai, Chile e Argentina e o menor no Haiti.


Conclusões/Considerações
O câncer de mama constitui um problema de saúde pública. Utilizar o DALY nos estudos dessas causas é importante, pois não existem fontes para conhecer a magnitude da incapacidade nem o peso das mortes precoces. O estudo Carga Global de Doenças, poderá fornecer evidências para campanhas de prevenção ao tabagismo, alcoolismo e obesidade, orientada para as necessidades da América Latina.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360