Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC28a - Cooperação Internacional em Saúde

26890 - CONTROLE DO CÂNCER NO MUNDO E AS DISPARIDADES DE ACESSO ENTRE PAÍSES RICOS E POBRES
CARLA LETTIERI - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


Apresentação/Introdução
Controle do Câncer é um termo adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para definir estratégias nacionais que coordenem ações de prevenção, detecção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos, visando reduzir as taxas de mortalidade e aumentar a sobrevida do câncer. Também de acordo com a OMS, em 2012 ocorreram 14 .067.894 novos casos de câncer.


Objetivos
O objetivo dessa investigação é realizar uma análise sistêmica do controle do câncer e verificar se indivíduos de países ricos e pobres estão sendo privados de direitos humanos, ou se esses direitos estão sendo violados .


Metodologia
A metodologia de pesquisa adotada é a Abordagem Orientada aos Direitos Humanos (Human Rights Based Approach), resumida por Gruskin, Bogecho & Fergurson”. Ela considera as definições de conceitos básicos tais como direitos humanos, portador do dever (duty bearer), portador de direitos (rights holder), discriminação, participação, prestação de contas e o direito à saúde tangibilizado em bens e serviços considerando quatro eixos adotados no Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC).


Resultados
Os resultados encontrados apontam para uma grave violação de direitos humanos do que diz respeito ao controle do câncer nos países de renda média e pobres pois nessas regiões cerca 65% das pessoas com câncer morrem, em sua maioria sem acesso ao tratamento e muito menos aos cuidados paliativos. De acordo com a publicação Global Atlas of Palliative Care at the End of Life (WPCA & WHO), 78% do total de adultos com necessidade de cuidados paliativos no fim da vida residem em países em desenvolvimento. Esse quadro é ainda mais drástico quando sabemos que muitas mortes por câncer poderiam ser prevenidas por vacinação ou por controle dos agentes de risco.


Conclusões/Considerações
A conclusão preliminar da pesquisa é a de que o tema do controle do câncer, embora seja tratado como uma questão de saúde pública, não pode ser efetivamente abordado sem que sejam consideradas as demais desigualdades impostas pelo sistema capitalista e pelo processo de ocidentalização dos países em desenvolvimento que aumenta a exposição de risco em países pobres.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360