Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20c - Avaliação da Qualificação da Atenção Básica

24643 - ORIENTAÇÃO PARA COMUNIDADE, CENTRALIDADE NA FAMÍLIA E COMPETÊNCIA CULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE (PMAQ)
JULIANA GAGNO LIMA - ISCO/UFOPA, LIGIA GIOVANELLA - ENSP/FIOCRUZ, MÁRCIA CRISTINA RODRIGUES FAUSTO - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A qualidade da Atenção Básica (AB) pode ser avaliada por meio da efetivação dos atributos de uma Atenção Primária à Saúde (APS) robusta, conforme definição de Starfield: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação (atributos essenciais) e orientação para a comunidade, centralidade na família e competência cultural (atributos derivativos).


Objetivos
A pesquisa teve como objetivo analisar os atributos derivativos da APS - orientação para a comunidade, centralidade na família e competência cultural - a partir de resultados nacionais do PMAQ-AB.


Metodologia
Utilizou-se o banco de dados público do PMAQ-AB, ciclo 1, realizado em 2012, abrangendo os módulos II (entrevista com profissionais) e módulo III (entrevista com usuários). Os atributos foram operacionalizados em componentes, realizada seleção de variáveis PMAQ-AB pertinentes a cada atributo e tabuladas por meio do SPSS versão 22.0. No atributo orientação para a comunidade, os componentes foram territorialização, intersetorialidade e participação social; na centralidade da família foi abordagem familiar; e na competência cultural, foi abordagem cultural.


Resultados
Na orientação para a comunidade, destacou-se positivamente a territorialização (84,4% das equipes com mapas do território) e presença dos ACS; porém, há baixa identificação sobre ações intersetoriais. Na centralidade da família, 99,6% das equipes afirmaram realizar visitas domiciliares, mas melhorias devem ocorrer na organização dos prontuários por núcleos familiares, qualidade de registros e abordagem dos profissionais envolvendo toda a família. A competência cultural mostrou baixos resultados para ações envolvendo grupos populacionais específicos, destacando-se positivamente a percepção dos usuários sobre respeito dos profissionais aos seus hábitos culturais, costumes e religião (90,3%).


Conclusões/Considerações
Em geral, observou-se que as variáveis do instrumento do PMAQ-AB não permitem realizar uma análise qualificada sobre os atributos derivativos, seja por falta de questões específicas, seja por baixos resultados encontrados. Considera-se que uma qualificação do questionário PMAQ-AB e/ou pesquisas qualitativas com enfoque nesse olhar sobre comunidade, família e cultura são essenciais para uma melhoria do cuidado na APS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360