Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20d - Avaliação da Situação de Saúde

23221 - DIFERENÇAS NA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE ENTRE POPULAÇÃO URBANA E RURAL: UM FATOR DETERMINANTE PARA O PLANEJAMENTO DA ATENÇÃO NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE SAÚDE
LANA JAYA SILVEIRA CERQUEIRA - UFMG, PAOLA MIRANDA DE SÁ - UFMG, ED WILSON VIEIRA - UFMG, IZABELA ROCHA DUTRA - UFVJM, ANDRÉA GAZZINELLI - UFMG


Apresentação/Introdução
As diferenças na utilização dos serviços de saúde segundo o local de residência são objetos de estudos por todo o mundo. A identificação e compreensão dessas diferenças entre áreas urbanas e rurais são essenciais ao planejamento e gerenciamento dos serviços para responder adequadamente às necessidades de saúde.


Objetivos
Explorar os fatores associados com a diferença na utilização de serviços de saúde por adultos residentes em áreas urbana e rural de um mesmo município.


Metodologia
Estudo quantitativo, transversal e de base populacional que incluiu pessoas com 18 anos ou mais de idade de um município de pequeno porte localizado no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Foi considerado uma amostra aleatória e representativa dos residentes na área urbana (1.235 pessoas) e todos os adultos de uma comunidade rural (190 pessoas). Inicialmente, para comparar a utilização de serviços foi utilizado o teste Chi-quadrado. Posteriormente, dois modelos de regressão logística bivariada foram usados para estudar as diferenças na utilização.


Resultados
Os moradores na área rural utilizaram significativamente menos serviços de saúde nos 30 dias anteriores à pesquisa (15,8% vs 45,0%). Na área urbana, maiores chances de utilização foram identificadas tanto no Modelo 1 (OR=4,37; IC 95% 2,9-6,55) quanto no Modelo 2 (OR=4,69; IC 95% 3,03-7,24). As mulheres (OR= 1,41; IC 95% 1,09-1,84) e as pessoas com sintomas de doenças nos últimos 30 dias (OR=3,07; IC 95% 3,37-3,98), bem como diagnóstico autorreferido de hipertensão (OR=2,26; IC 95% 1,65-3,09) tiveram maior chance de utilização de serviços de saúde.


Conclusões/Considerações
A menor utilização de serviços pelos moradores de áreas rurais precisa ser considerada na organização dos sistemas municipais de saúde. As dificuldades de acesso geográfico aos serviços localizados no centro urbano somam-se à oferta limitada nas regiões rurais. O planejamento precisa ser consoante com as necessidades de saúde e de deslocamento dessa população a fim de garantir uma utilização adequada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360