Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20h - Avaliação de Políticas no SUS

23355 - MODELO LÓGICO DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE DO BRASIL
DANIELLE KEYLLA ALENCAR CRUZ - MINISTÉRIO DA SAÚDE, DALILA TUSSET - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARTA AZEVEDO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS


Período de Realização
A experiência ocorreu no período de setembro de 2014 a outubro de 2015.


Objeto da Experiência
Processo de elaboração e apresentação do Modelo Lógico do Programa Academia da Saúde para gestão da iniciativa no Brasil.



Objetivos
Elaborar o modelo lógico do Programa Academia da Saúde para utilização da gestão federal, subsidiar a elaboração dos respectivos modelos pelos municípios e fornecer aporte para iniciativas futuras de avaliação do Programa.


Metodologia
Etapas de análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com representantes do Programa no Ministério da Saúde (MS) e secretarias estaduais e municipais de saúde de cinco estados. Etapas: 1. identificação e leitura de documentos; 2. Pré-montagem do ML: grupo focal com equipe do MS e elaboração da primeira versão do ML; 3. Validação: grupos focais com gestores estaduais e municipais e entrevistas com gestores federais, elaboração da última versão do ML.


Resultados
Foram elaborados os três componentes do Modelo Lógico do programa Academia da Saúde: problema que originou a iniciativa, com respectivas causas e consequências; quadro com fatores favoráveis (facilitadores) e desfavoráveis (barreiras) à implementação da iniciativa e a figura do Modelo Lógico. Foi sistematizado o método de construção de programas existentes disponíveis para todos os estados e municípios.


Análise Crítica
O Programa Academia da Saúde existe há sete anos. No entanto, não havia iniciativas de estruturação teórica do Programa para auxiliar os gestores em sua implementação. A experiência oportunizou conhecer e listar as barreiras à implementação, a maioria centralizadas na gestão federal. A limitação do ML como recorte do programa, exigirá atualizações constantes para garantir proximidade com a realidade e captação de mudanças afetas á sua implementação no país.


Conclusões e/ou Recomendações
Apesar da limitação no alcance da representatividade de estados e regiões do país, a decisão de incluir no processo atores estaduais e municipais do Programa foi considerada um acerto metodológico para um produto construído para uso da gestão nacional. O processo possibilitou visualizar questões e caminhos metodológicos para avaliações futuras e necessidades de mudanças no acompanhamento e monitoramento do Programa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360