28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO20m - Avaliação nos programas e serviços de saúde |
21374 - AVALIAÇÃO DO ACESSO DE HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS À TESTAGEM E TRATAMENTO PRECOCE DO HIV NO CENTRO DE ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO DE CURITIBA VANDA COTA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, MARLY CRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, ANA CLÁUDIA FIGUEIRÓ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA
Apresentação/Introdução Curitiba foi escolhida entre outras cidades para um projeto de ciência de implementação, A Hora é Agora (AHA), por ter uma epidemia concentrada em Homens que fazem Sexo com Homens (HSH). AHA visava ampliar o acesso à testagem do HIV e facilitar o tratamento precoce de HSH. Essa avaliação diz respeito a uma das estratégias de testagem e vinculação do AHA, o Centro de Orientação e Aconselhamento.
Objetivos Avaliar a melhoria do acesso dos HSH à testagem para o HIV no COA e a sua vinculação ao tratamento, a partir do AHA, com base nas dimensões de acomodação, aceitabilidade, acessibilidade e oportunidade, na visão dos usuários e profissionais de saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo de caso, utilizando métodos mistos. Os dados quantitativos foram extraídos do SI-CTA, SICLOM, SISCEL e banco de dados do AHA; os dados qualitativos através de entrevistas com informantes chave, análise documental e observações de campo. Foram elaborados roteiros para observações de campo e entrevistas com informantes chave. A análise de dados quanti foi feita através do SPSS e os dados quali serão analisados através de análise de conteúdo. Os resultados qualitativos serão triangulados e serão complementares aos dados quanti. Foi desenvolvida uma matriz de informação considerando as quatro dimensões do acesso: acessibilidade, aceitabilidade, acomodação e oportunidade.
Resultados Os resultados preliminares apresentados referem-se à primeira fase (quantitativa) do projeto, e apontam que houve um aumento de 42% de testes realizados em homens no COA, comparando os três anos anteriores ao AHA e os três anos durante o projeto. Houve uma redução de aproximadamente 6% no número de reagentes durante o projeto AHA. De março 2015 a novembro de 2017, 1.116 HSH foram testados no COA, através do AHA, sendo 843 jovens (14 a 29 anos). 396 HSH foram reagentes para o HIV e 356 aceitaram o serviço de linkagem (acompanhamento do usuário por um linkador, até o início do tratamento). Todos os HSH assinaram o TCLE. A segunda fase (qualitativa) será iniciada em breve.
Conclusões/Considerações Nota-se um aumento no número de testes realizados e uma diminuição do número reagentes que pode ser justificada pela estratégia de testar e tratar. O usuário inicia o tratamento logo após o diagnóstico, consequentemente corta a cadeia de transmissão do vírus. A maioria dos usuários (90%) aceitou a estratégia de linkagem, o que facilitou o tratamento precoce. O número de HSH jovens testados foi alto (75,5%), comunicação direcionada.
|