27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20a - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde |
25079 - ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE DAIANE ELLWANGER ARAUJO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, BÁRBARA ELISA DE ZWETSCH - MINISTÉRIO DA SAÚDE, JAQUELINE SIQUEIRA DO SACRAMENTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, JAIRO LUIZ SILVEIRA FILHO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MAGDA ELISA DE ASSIS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ROBERTO EDUARDO SCHNEIDERS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, VERALICE MARIA GONÇALVES - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Período de Realização A experiência ainda se encontra em curso no ano de 2018, tendo sido iniciada em setembro de 2017.
Objeto da Experiência O uso da Análise de Situação de Saúde (ASIS) no processo de elaboração dos planos de saúde no estado do Rio Grande do Sul (RS).
Objetivos Problematizar a construção e utilização da ASIS no processo de elaborar os planos de saúde, identificando a sua estrutura recomendada em planos de saúde, conhecendo as fontes de dados disponíveis à construção e discutindo a sua utilização nas definições de diretrizes, objetivos, metas e indicadores.
Metodologia Iniciou no apoio a gestores e trabalhadores da Região de Saúde 12 do RS no processo de elaboração de Planos Municipais de Saúde e indagou como a ASIS é feita e utilizada nesse processo? Foram as etapas: estudo legislação vigente e material do Ministério da Saúde, rodas de conversa na equipe; pesquisa de principais bases para extração de dados e identificação de limitações; leitura de planos de saúde, estruturação de proposta didática favorável à reflexão da ASIS no contexto dos planos de saúde.
Resultados No processo de planejamento do SUS, a ASIS deve ser orientada pelos temas do Mapa da Saúde. Com base neles, foi consolidado material de orientações para acesso, extração e utilização das principais fontes de dados disponíveis. A participação na Oficina “Construção dos Planos Municipais de Saúde na Região de Saúde 12 do RS”, com a aplicação de didática proposta, possibilitou a identificação do desafio dos gestores em correlacionar dados e problematizar a ASIS na construção dos planos de saúde.
Análise Crítica A experiência vivenciada apresentou alguns desafios que derivaram em questionamentos: como definir uma ASIS qualificada? Como possibilitar uma construção e utilização integrada e crítica da ASIS nos planos de saúde? O quanto que a prática de Apoio Institucional, sendo entendida enquanto um método, um modo de fazer, pode contribuir para uma construção de ASIS mais relacionada com a realidade local?
Conclusões e/ou Recomendações Possibilitou cooperação horizontal entre gestores municipais e oportunizou construção da ASIS dos Planos de Saúde de forma horizontal e participativa entre os trabalhadores presentes. Na continuidade em nível regional e estadual, há o desafio de pensar se é possível construir ou utilizar um método que potencialize a integração e o alinhamento de problemas identificados na ASIS com a definição de diretrizes, objetivos, metas e indicadores?
|