Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20d - Avaliação das Ações das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

29006 - UTILIZAÇÃO DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO BRASIL: AVALIAÇÃO EXTERNA PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
MARA REJANE BARROSO BARCELOS - UFES, BRUNO PEREIRA NUNES - UFPEL, SUELE MANJOURANY SILVA DURO - UFPEL, ELAINE TOMASI - UFPEL, MALGORZATA NABIALCZYK CHALUPOWSKI - T. H. CHAN SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, TIMOTHY RICHARD REBBECK - HARVARD T. H. CHAN SCHOOL OF PUBLIC HEALTH, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL


Apresentação/Introdução
O câncer de mama é responsável por cerca de 25% de todos os cânceres diagnosticados anualmente no mundo, é o tipo mais frequente de câncer em mulheres e representa a segunda causa de morte feminina depois do câncer pulmonar em países mais desenvolvidos. Estimativas internacionais sinalizam tendências de aumento da incidência de câncer de mama.


Objetivos
Analisar a associação entre variáveis socioeconômicas e demográficas, dois domínios relativos a organização dos serviços básicos e os desfechos falta de utilização ao exame clínico e à mamografia entre usuárias de unidades participantes do PMAQ.


Metodologia
Inquérito realizado em serviços de saúde das cinco regiões brasileiras em 2012. A baixa qualidade da atenção foi avaliada através da falta de utilização ao exame clínico e à mamografia ao longo da vida. Para o presente estudo selecionou-se 21.059 usuárias no conjunto de equipes avaliadas, que representaram o total de mulheres participantes do estudo na faixa etária de 40 e 69 anos de idade, que compareceram aos serviços de saúde. Análises bruta e ajustada realizadas por meio de regressão de Poisson avaliaram a associação dos desfechos com as variáveis socioeconômicas, demográficas e da organização dos serviços.


Resultados
A falta de utilização ao exame clínico de mama e à realização de mamografia foram de 37,7 e 30,3%, respectivamente. Os problemas de utilização foram menores de acordo com o aumento do IDH e aumentaram com o porte populacional e a cobertura municipal de ESF. A região Norte do país apresentou as maiores ocorrências de falta de utilização ao exame clínico e mamografia. As mulheres de cor da pele branca e que tinham companheiro tiveram menores prevalências dos dois desfechos e que possuíam trabalho remunerado utilizaram menos o exame clínico. As mulheres que residiam com 6 ou mais pessoas, que possuíam menor renda per capita familiar e que recebiam bolsa família utilizaram menos a mamografia.


Conclusões/Considerações
A estrutura adequada nos serviços de saúde diminuiu a prevalência de falta de utilização à mamografia e o processo de trabalho adequado das equipes de saúde diminuiu a probabilidade de falta de utilização ao exame clínico de mama e mamografia. O desenvolvimento e a melhoria das condições de vida da população e melhorias da estrutura e processo de trabalho das equipes de atenção básica são essenciais para melhorar a utilização do rastreamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360