Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde

21796 - ANÁLISE ESTRATÉGICA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS: UMA AVALIAÇAO DE PERTINÊNCIA
LEDA ZORAYDE DE OLIVEIRA - FIOCRUZ, ANDREIA FERREIRA DE OLIVEIRA - CESGRANRIO, MARLY CRUZ - FIOCRUZ, ALESSANDRO JATOBÁ - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Com problemas na Atenção Básica em Saúde (ABS), o Governo Federal implementou o Programa Mais Médicos (PMM), estruturado no provimento de médicos, reformas na educação e investimento nas unidades básicas. Este visa qualificação do atendimento e mudança do modelo de atenção. A avaliação de pertinência possibilita verificar relevância do problema, suficiência dos objetivos e se passíveis de alcance.


Objetivos
Avaliar o grau de pertinência do PMM como estratégia para o fortalecimento da ABS no Brasil, considerando se os problemas selecionados para serem enfrentados pelo PMM são pertinentes e se os objetivos do PMM são adequados para melhorar a ABS.


Metodologia
A avaliação teve como base a abordagem centrada em especialistas. Utilizou-se três painéis: idealizadores do Programa; especialistas em recursos humanos em saúde; e especialistas em ABS, planejamento e gestão em saúde. O estudo ancorou-se em metodologias quali-quantitativas, por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos seguindo escalas de Likert para avaliação de problemas e causas dos problemas selecionados pelo PMM. Na escala, considerou-se como resposta: 0 - Nenhuma Pertinência; 1 - Pouco Pertinente; 2 – Pertinente; e 3 – Muito Pertinente. Foi aplicado questionário estruturado e utilizado o Modelo Fuzzy para análise dos resultados da pertinência dos objetivos estratégicos do PMM.


Resultados
Os problemas que PMM escolheu intervir são pertinentes, assim como sua capacidade de agir sobre estes. O PMM elegeu adequadamente as causas sobre as quais agir, considerando a contribuição dessas muito relevantes para manutenção do Déficit de provimento de médicos. Há causas que condicionam o problema, julgadas muito pertinentes por serem estruturantes e que não estão no PMM. Para a Deficiência do acesso e longo tempo de espera, das 21 causas relevantes para manutenção do problema, o PMM propõe agir sobre 57%. Ao julgarem a pertinência do PMM para Padrões tidos como necessários para melhorar a qualidade e estruturar ABS, os especialistas julgaram o PMM Não Pertinente em 55% e Pertinente em 22%.


Conclusões/Considerações
Mesmo que problemas selecionados pelo PMM sejam pertinentes na melhoria da qualidade da ABS, algumas causas não estão sendo objeto de ação do PMM, demonstrando que podem reduzir a pertinência da intervenção. Importante assim investir em ações que fortaleçam o trabalho em equipe; regular a formação; avançar no modelo de contratação de médicos; interagir com outras Secretarias do MS para superação de problemas na prática dos profissionais da ABS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360