Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde

21863 - PROGRAMA MAIS MÉDICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS NA FRONTEIRA BRASIL E URUGUAI
MARCOS AURÉLIO MATOS LEMÕES - UFPEL, CELMIRA LANGE - UFPEL, CARLA WEBER PETERS - UFPEL, DENISE SOMAVILA PRZYLYNSKI CASTRO - UFPEL, ANDRESSA HOFFMANN PINTO - UFPEL, ROBERTA ANTUNES MACHADO - UFPEL, LIAMARA DENISE UBESSI - UFPEL, BEATRIZ FRANCHINI - UFPEL, LIANE BEATRIZ RIGHI - UFSM


Apresentação/Introdução
As cidades gêmeas entre o Brasil e o Uruguai apresentam carência de profissionais de saúde, principalmente do profissional médico, representando uma barreira no acesso ao Sistema Único de Saúde. O Programa Mais Médicos, criado pela Lei nº 12.871 de 2013, é uma importante estratégia de provimento desse profissional e de investimento em infraestrutura para Atenção Básica neste municipios.


Objetivos
Descrever as contribuições do Programa Mais Médicos na reorientação da Atenção Básica, em cidades que estão situadas na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.


Metodologia
Estudo de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas pré-estruturadas com seis gestores municipais das cidades gêmeas entre o Brasil e o Uruguai. A coleta de dados deu-se após aprovação do Comitê de ética e Pesquisa parecer número1.757.934 no mês de outubro de 2016.
Trata-se de um estudo financiado pela Secretaria Nacional de Drogas do Ministério da Justiça SENAD/MJ.
A análise de dados foi realizada pelo método da análise de conteúdo descrita por Bardin (2011) e referencial teórico do planejamento estratégico de Matus (1997) e Testa (1992), retomando três conceitos principais de suas teorias: planejamento, poder e ator social.



Resultados
A implantação do Programa Mais Médicos propiciou um avanço significativo no acesso de usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na promoção à saúde dos municípios fronteiriços. Com esses programas, a realidade de constante carência de profissionais de saúde vivenciada ao longo do tempo nesses municípios está sendo transformada. Segundo os gestores municipais com o programa foi possível ampliar o acesso, cobertura, e horário de atendimento. Além de criar novas equipes de saúde o que resultou na contratação de outros profissionais de saúde. Deste modo o poder político ampliou o planejamento em saúde destes atores sociais.


Conclusões/Considerações
Os resultados apontam a importância do Programa Mais Médicos para o fortalecimento da Atenção Básica de Saúde na reorientação do Sistema Único de Saúde nas cidades gêmeas entre o Brasil e o Uruguai. Deste modo contribui para sua melhoria ao promover a descentralização do sistema e a organização dos serviços de saúde, amplia o acesso aos programas e ações em saúde, além de contratação de novas equipes, potencializando a rede de atenção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360