Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde

21878 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
TARCÍSIO LAERTE GONTIJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, ANNA GABRYELA SOUSA DUARTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, ELIETE DE AZEVADO ALBANO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI


Apresentação/Introdução
A Atenção Primária à Saúde (APS) ocupa local de destaque nos sistemas de saúde. No Brasil, comumente encontramos duas estratégias principais como as equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Básica (eAB). Assim, torna-se necessário avaliar continuamente a presença e a extensão dos atributos da APS nessas diferentes estratégias, em busca de melhorar a capacidade de resposta dos serviços.


Objetivos
Avaliar a presença e a extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde em equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Básica.


Metodologia
Estudo transversal realizado em um município da região centro-oeste de Minas Gerais que abordou amostra de 117 usuários de eSF e 267 usuários de eAB. Coletou-se dados entre janeiro e junho de 2016 por intermédio do PCATool-Adulto-Brasil, versão reduzida e de questionário sociodemográfico. A tabulação e análise dos dados foram realizadas através do SPSS 20.0. Calculamos os escores referente a cada um dos atributos, além do escore Essencial e Geral. Realizamos o teste qui quadrado para a comparar as proporções de avaliações dos escores Essencial e Geral satisfatórias (≥ 6,6) entre variáveis explicativas. E em seguida realizamos a análise multivariada por meio de modelos de regressão logística.


Resultados
Entre os oito atributos avaliados, seis não atingiram o escore mínimo desejável. Os escores Essencial e Geral alcançaram avaliação positiva (≥ 6,6) em 49,5% e 31,8% dos participantes, respectivamente. Participantes vinculados a eSF avaliaram melhor o Essencial (OR=2,1) e Escore Geral (OR=2,33) quando comparados aqueles originados das eAB. A escolaridade também influenciou a qualidade da avaliação atribuída aos escores Essencial e Geral, onde as pessoas com 9 anos e menos de estudo apresentaram maior probabilidade de avaliar melhor a APS.


Conclusões/Considerações
Em geral, os atributos da APS necessitam de um olhar mais atento e investimento por parte dos gestores e profissionais. As eSF apresentam melhores resultados quando comparada às eAB. Sugere-se a utilização do instrumento PCATool-Brasil-usuários adultos, na versão reduzida, para uso rotineiro, a fim de avaliar os serviços acerca da qualidade e orientação à APS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360