Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde

22061 - UM PROCESSO DE MUDANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA ITÁLIA: DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS
CASSIANE SILOCCHI - UNISINOS, JOSÉ ROQUE JUNGES - UNISINOS, ARDIGÒ MARTINO - UNIBO


Apresentação/Introdução
As transformações sociais ocasionadas por fenômenos ligados à globalização estão contribuindo para uma rápida mudança do perfil epidemiológico e consequentemente o aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). A partir destes processos, surgiu a Casa da Saúde, uma novidade no sistema de saúde italiano que tenta implementar um cuidado primário voltado ao acompanhamento das DCNT.


Objetivos
Analisar a percepção dos profissionais acerca do modelo assistencial da Casa da Saúde e sua repercussão nos processos de trabalho.


Metodologia
Tratou-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, desenvolvida em três Casas da Saúde, pertencentes a uma província da região da Emilia Romagna na Itália. Esta região foi escolhida por estar entre as primeiras regiões italianas a adotar o modelo assistencial da Casa da Saúde. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas em italiano, transcritas e traduzidas para o português. A análise interpretativa baseou-se na análise de conteúdo temática, proposta por Bardin.


Resultados
Embora a Casa da Saúde tenha sido apontada como importante para a ruptura do modelo tradicional, a fragmentação do cuidado ainda se mostrou presente. Os dados apontaram o distanciamento do profissional médico dos demais trabalhadores e a resistência às mudanças, principalmente junto aos profissionais antigos, em razão da sua pouca permeabilidade a mudanças propostas. Por último, os entrevistados indicaram um maior investimento em processos formativos, baseados nos princípios da Educação Permanente.


Conclusões/Considerações
Os entrevistados reconhecem os avanços da Casa da Saúde em relação a facilidade de acesso e participação comunitária, contudo dificuldades permanecem. Os desafios estão condicionados a fatores complexos, exigindo um maior esforço político-institucional com as questões ligadas a história do sistema de saúde italiano, a forma de contrato dos médicos de família e a formação de profissionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360