28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23784 - O DIAGNÓSTICO LOCAL DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA AMAZÔNIA LEGAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA KARLEY JOSÉ MONTEIRO RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, KÁTIA FERNANDA ALVES MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, RAFAEL FONSECA DE CASTRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
					
  
					Período de Realização Período de junho a setembro de 2017 com a equipe da UBS Osvaldo Piana, em Porto Velho/RO.
  
 	Objeto da Experiência 4 ACS, a médica, a enfermeira, as técnicas de enfermagem, a odontóloga, a técnica de saúde bucal e a diretora da unidade, no total de 11 sujeitos.
  
 	Objetivos Vivenciar o DLS na rotina do serviço da equipe. A atividade considerou necessidades e expectativas dos trabalhadores e buscou ainda contribuir para efetivar práticas multiprofissionais e planejar o processo de trabalho em saúde. 
  
 	Metodologia Utilizamos como metodologia a Estimativa Rápida Participativa (ERP), por ser esta um método que apoia o planejamento participativo partindo da própria população em conjunto com os administradores de saúde, fortalecendo a equidade, a participação e a cooperação, promovendo maior envolvimento intersetorial na comunidade. Utilizamos também como fontes de informações dados do e-SUS, avaliação PMAQ e as vivências dos trabalhadores por meio de entrevista coletiva do trabalho realizado.
  
 	Resultados Houve falha no modelo de atenção à saúde: acolhimento à demanda espontânea, promoção da saúde, planejamento, processos de trabalhos fragmentados, dentre outros. Discutimos sobre a fragilidade do processo de trabalho da equipe por não realizar busca ativa de gestantes acompanhadas e nem as que poderiam iniciar o pré-natal no primeiro trimestre. No diagnóstico, foram consideradas como nós críticos: Ausência de planejamento das ações; Equipe não capacitada e Acolhimento insatisfatório
  
 	Análise Crítica O levantamento dos problemas e a eleição dos nós críticos serviram para direcionar a formulação de propostas de intervenção, e principalmente, para o meu projeto de intervenção (PI) acerca do acolhimento à demanda espontânea, fruto desse DLS realizado para a disciplina do Profsaúde. O acesso com equidade tem sido uma preocupação constante da equipe no acolhimento à demanda espontânea.
 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O diagnóstico possibilitou a visualização da realidade do trabalho na UBS, do processo de trabalho, da necessidade da população e do perfil da comunidade. A percepção dos atores envolvidos foram fundamentais na análise dos dados. Nesse processo de sistematização e encontros semanais pareceu-nos aumentar o compromisso com as ações e fortalecer a equipe, uma vez que a experiência proporcionou uma definição clara do caminho a ser percorrido.
					 |