28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20g - Avaliação de Políticas na Atenção Primária em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25751 - SAUDE DA PELE: QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE CUIDADO A PACIENTES EM RISCO DE DESENVOLVER LESÃO OU COM LESÃO DE PELE ASSISTIDOS NO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR- ESTADO DA BAHIA THAMI TUPINÁ DE ALCANTARA - FESF-SUS, MAIARA PAULA ALMEIDA CALDAS - FESF-SUS, SIMONE MARIA SACRAMENTO NOSSA - FESF-SUS, ALEXANDRE SILVA FRANÇA - FESF-SUS, MARIA INEZ MORAES ALVES DE FARIAS - FESF- SUS, AMANDA MARIA DE ABREU VALADARES - FESF-SUS, ANA PAULA FERNANDES - FESF-SUS, ROSE ANA RIOS DAVID - UFBA
					
  
					Período de Realização O projeto Saúde da Pele teve início no mês de setembro de 2017 e tem duração prevista para 08 (oito) meses. 
  
 	Objeto da Experiência Qualificação do processo de cuidado a pacientes em risco de desenvolver lesão ou com lesão de pele assistidos no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Estado da Bahia.
  
 	Objetivos Qualificar o processo de trabalho assistencial do Serviço de Assistência Domiciliar relacionado à saúde da pele, através da realização de diagnóstico situacional, criação de protocolo assistencial e capacitação de 80% dos profissionais, dentro de 08 meses. 
 
 
  
 	Metodologia O projeto está dividido em 4 etapas: A primeira etapa constitui-se da sensibilização através de reuniões com as equipes do SAD. A segunda fase constará do diagnóstico situacional, por meio de avaliações presenciais de pacientes nas 13 bases do SAD. Na terceira etapa, será elaborado o protocolo assistencial de prevenção e tratamento de lesão fundamentado em evidências científicas. Na quarta e última fase será realizada a capacitação dos profissionais, usuários e cuidadores através da interação entre os sujeitos.  
 
  
 	Resultados Foram avaliados 212 pacientes com lesões de pele no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018. A análise e conclusão do diagnóstico situacional está em andamento, contudo percebeu-se na fase de coleta de dados que a equipe mostrou-se envolvida e disposta a compartilhar informações e experiências. Identificou-se ainda as principais necessidades de aprendizagem da equipe e cuidadores, contribuindo para instituição estratégias no período de elaboração do protocolo e da capacitação.
  
 	Análise Crítica Para a prevenção e o tratamento de lesões de pele na Assistência Domiciliar deve-se considerar, como fundamental, a prestação de um serviço qualificado, pautado no conhecimento científico relativo ao cuidar da pele objetivando acelerar o tempo de cicatrização, reduzir tempo de internação domiciliar, reduzir riscos de complicações e reinternações hospitalares, minimizar o sofrimento e melhorar o custo-benefício no tratamento de lesões. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O Projeto Saúde da Pele constitui instrumento gerencial relevante considerando que a assistência realizada por profissionais especializados institui-se de práticas eficazes e eficientes a favorecer a qualidade de vida dos pacientes. Ademais, a existência e intencionalidade do projeto reafirmam o compromisso da equipe em elevar o grau de qualidade e de segurança dos serviços prestados aos usuários do  Serviço de Assistência Domiciliar.
					 |