28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20i - Avaliação na Atenção Primária em Saúde e a Intersetorialidade  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24923 - A IMPORTÂNCIA DO USO DE INSTRUMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA  NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE  PARA POPULAÇÕES PESQUEIRAS NA  BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA,BRASIL JULIANA DOS SANTOS MÜLLER - IFBA, RITA DE CÁSSIA FRANCO RÊGO - UFBA, ILA ROCHA FALCÃO - UFBA, LOUISE MACHADO - UFBA, DANIELE TEIXEIRA DA SILVA - UFBA, KARINE DE OLIVEIRA SILVA - UFBA, ERICA CRISTINA OLIVEIRA MATOS - UFRB, MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA - UFBA, MARTA CARVALHO - UFBA, ALINE BARRETO  MÓISES DE OLIVEIRA - UFBA
					
  
					Período de Realização O período de realização desse estudo epidemiológico iniciou-se em 2013 até o ano de 2017. 
  
 	Objeto da Experiência Mensurar a Qualidade de Vida dos pescadores artesanais para a identificação de indicadores de saúde com o uso do SF-36 (Short-Form Health Survey).
  
 	Objetivos Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde dos pescadores artesanais em  comunidades da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil, com a utilização de instrumentos estruturados, validados e transculturados para a língua portuguesa no Brasil.
  
 	Metodologia Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal envolvendo amostras probabilísticas de populações de pescadoras artesanais/marisqueiras dos municípios de Saubara e Cachoeira.O total da amostra foi de 456 pescadores artesanais. Para o uso do instrumento SF-36 tanto na versão 1 e 2  foram solicitadas a autorização de uso para o órgão criador, obtendo a licença internacional e ambos os momentos do estudo somente aconteceram após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.
  
 	Resultados Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal envolvendo amostras probabilísticas de populações de pescadoras artesanais/marisqueiras dos municípios de Saubara e Cachoeira.O total da amostra foi de 456 pescadores artesanais. Para o uso do instrumento SF-36 tanto na versão 1 e 2  foram solicitadas a autorização de uso para o órgão criador, obtendo a licença internacional e ambos os momentos do estudo somente aconteceram após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.
  
 	Análise Crítica Evidenciou-se de maneira quantitativa a vulnerabilidade desse grupo de trabalhadores no tocante à manutenção da saúde. Foi possível traçar um perfil de saúde e estabelecer comparações com outros grupos, possibilitando, dessa forma, vislumbrar a necessidade de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e manutenção da saúde de pescadoras artesanais. A QVRS está consideravelmente alterada nas dimensões da saúde física e refletem a carga exaustiva de trabalho.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Este relato de experiência evidenciou a originalidade da temática proposta. Tornam-se evidentes a necessidade de aprofundamento na atenção primária à saúde e o uso de indicadores norteadores para avaliação de sua qualidade de vida que possibilitem o planejamento de políticas públicas. A atenção primária à saúde deve receber destaque no SUS, para que a expansão para os trabalhadores ampliando-se a cobertura para níveis mais complexos do cuidado.
					 |