Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20j - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde

23927 - AVALIAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL NA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
ELIS ROBERTA MONTEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JOSIMARI TELINO DE LACERDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
Estudos de utilização de medicamentos realizados no Brasil encontraram altas prevalências de consumo e o uso inadequado dos mesmos pela população. Na Política Nacional de Medicamentos se atribuiu a responsabilidade da promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) à gestão municipal do SUS, que deve disponibilizar os recursos necessários para o uso mais adequado dos mesmos.


Objetivos
Avaliar as ações da gestão municipal na Promoção do URM nos municípios catarinenses com população maior ou igual a 100.000 habitantes.


Metodologia
Foi realizada um pesquisa avaliativa em doze municípios catarinenses. A coleta de dados quantitativos foi realizada junto à gestão municipal através da aplicação de um questionário de pesquisa online, formulado a partir do modelo avaliativo previamente elaborado. A análise de dados foi realizada através das dimensões: educacional, estrutural, gerencial e operacionalização da assistência farmacêutica. Foi realizada uma análise descritiva com base no cumprimento dos parâmetros estabelecidos e feita a atribuição de juízo de valor para os participantes. A partir da somatória de pontos obtidos nos indicadores foi possível posicionar os municípios quanto as suas performances na avaliação.


Resultados
De maneira geral, a gestão dos municípios participantes na pesquisa não obtiveram um bom desempenho na avaliação realizada, apresentando deficiências diversas nas quatro dimensões de análise. Os resultados evidenciam que a gestão municipal não vêm cumprindo com a determinação da Política Nacional de Medicamentos e as ações de promoção do URM nos municípios analisados não estão sendo executadas adequadamente.


Conclusões/Considerações
A execução inadequada das ações de promoção do URM pela gestão municipal pode comprometer utilização adequada e segura de medicamentos nos serviços de saúde dos municípios e pela população. Um estudo mais aprofundado se faz necessário para uma o melhor compreensão de como as ações de promoção do URM vêm acontecendo nos municípios e de quais fatores influenciam, de forma positiva ou negativa, a tomada de decisão do gestor municipal.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360