28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20j - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26025 - CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA THIAGO ARTUR DE MORAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, NILTON PEREIRA JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MARISA APARECIDA ELIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, DAYANA FERREIRA DA FONSECA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA, DANIELLA APARECIDA DE SOUSA ALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, GABRIELA CARVALHO LEÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, ISABEL CRISTIANE DE NORONHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, EDUARDA FRANCO ROCHA GONÇALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MARIANNA BASTOS DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MAYARA MAMEDE GONÇALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
					
  
					Período de Realização A experiência foi realizada entre março e outubro de 2017. 
  
 	Objeto da Experiência A construção coletiva do Plano Diretor Estratégico do Hospital de Clínicas de Uberlândia (PDE-HCU).
  
 	Objetivos O objetivo geral foi descrever e analisar o desenvolvimento do PDE-HCU. De forma específica, discutir o exercício da competência de gestão e a gestão democrática em saúde.
  
 	Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Realizado durante residência em Saúde Coletiva, junto ao Núcleo de Gestão Estratégica do Hospital de Clínicas de Uberlândia. O Núcleo foi responsável pela construção do PDE-HCU.  As fontes dos dados são: a experiência de apoio e o relatório público do Plano Diretor. Para análise foram utilizados como referenciais o Planejamento Estratégico Situacional, o Método do Apoio e Co-gestão em Saúde e a Formação Orientada por Competências.
  
 	Resultados O PDE-HCU foi construído em cinco etapas: 1) Foi realizado uma análise diagnóstica inicial do Hospital, com grupo ampliado, com base em modelos de referência; 2) Análise de cenários específicos, com setores administrativos e assistenciais, levantando e definidos os principais desafios de cada contexto; 3) Definição das Diretrizes do Plano; 4) Construção do Plano Operativo para enfrentamento das demandas verificadas 5) Validação do Plano Operativo com diretoria e comunidade do Hospital. 
  
 	Análise Crítica O Plano Diretor Estratégico configurou-se como um movimento contra hegemônico às escolas normativas de planejamento em saúde. Suas etapas foram planejadas e executas processualmente, de forma ascendente e com ênfase na participação coletiva. A configuração dialógica e interativa utilizada durante as etapas teve como objetivo o desenvolvimento da co-gestão em saúde, incentivando a participação dos sujeitos para a gestão compartilhada da instituição e de seus processos de trabalho. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O percurso de construção coletiva do PDE-HCU expôs a importância de novos modelos de gestão, mais democráticos e participativos. A experiência configurou-se como um avanço nos modelos de estágio durante Residência, oportunizando atividades teóricas e práticas em gestão, alinhadas aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
					 |