28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20j - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27225 - O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES EM SAÚDE COLETIVA EM UM CENTRO DE SAÚDE ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA LARA CAROLINA MAZIEIRO DA SILVA - USP, MELINA ALVES DE CAMARGOS - USP, MATEUS RODRIGUES CUNHA - USP, AMANDA VILLALBA ALVES DA SILVA - USP, ANA PAULA DA CONCEIÇÃO SILVA - USP, FERNANDO DE OLIVEIRA ROSA - USP, FLÁVIA DIMARCHI DE MORAES - USP, IAN ORSELLI CARMIUS HELMHOLTZ - USP, LAIS MEIRELES ALVES - USP, RENATO RIBEIRO DA SILVA - USP
					
  
					Período de Realização O presente trabalho foi realizado no período de abril a dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência O planejamento de ações direcionadas a uma população específica, como estratégia de ensino para uma residência em saúde coletiva.
  
 	Objetivos Elaborar, executar e avaliar um conjunto de ações que abordem o processo de envelhecimento e as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em suas dimensões biopsicossociais no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (CSEB).
  
 	Metodologia As ações para o cuidado aos usuários em processo de envelhecimento e/ou com DCNT foram divididas em 4 frentes de trabalho: Atendimento individual; Atividade em grupo; Atenção Primária Domiciliar (APD) e Educação para Jovens e Adultos (EJA).  Mediante resultados do diagnóstico situacional, base literária e ações que já existiam no CSEB, os residentes se dividiram em trios para discutir e traçar os objetivos, justificativa, método, público alvo e dias/horários para a intervenção de cada frente.
  
 	Resultados As ações para o cuidado aos usuários em processo de envelhecimento e/ou com DCNT foram divididas em 4 frentes de trabalho: Atendimento individual; Atividade em grupo; Atenção Primária Domiciliar (APD) e Educação para Jovens e Adultos (EJA).  Mediante resultados do diagnóstico situacional, base literária e ações que já existiam no CSEB, os residentes se dividiram em trios para discutir e traçar os objetivos, justificativa, método, público alvo e dias/horários para a intervenção de cada frente.
  
 	Análise Crítica Deparamo-nos com obstáculos no percurso pedagógico expressos no não entendimento das finalidades do trabalho. O tempo para o desenvolvimento das ações como um todo se mostrou insuficiente, dado que o período de teoria estendeu-se demasiadamente. Vivenciamos dificuldades em conectar algumas das bibliografias indicadas com o planejamento prático. Ademais, preocupamo-nos com a continuidade do cuidado iniciado dada a inexistência de equipe multiprofissional na unidade.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Este trabalho foi uma vivência importante de planejamento, execução e avaliação de um conjunto de ações. Experienciamos e lidamos com as dificuldades impostas pela prática cotidiana, pela organização do trabalho em saúde e pela rede de apoio à atenção primária à saúde. Reconhecemos o trabalho como válido e oportuno para a incorporação de temáticas dos campos específicos, da saúde coletiva e de desenvolvimento da interprofissionalidade.
					 |