Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20j - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde

27594 - CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE POLITECNIA PARA A ÁREA DE GESTÃO EM SAÚDE
MANUELLE MARIA MARQUES MATIAS - UERJ


Apresentação/Introdução
A gestão em saúde se expressa como prática de intervenção com vistas a mudança de uma determinada realidade. Essa prática constitui-se como atividade política na articulação entre teoria e prática. Frequentemente os processos de gestão em saúde atuais expressam a concepção taylorista na produção de separação entre o fazer técnico e o fazer político.


Objetivos
Debater e fornecer reflexão sobre os processos de gestão em saúde a partir das contribuições do conceito de politecnia.


Metodologia
Trata-se de um estudo teórico que buscou estabelecer aproximações entre os conceitos de gestão em saúde e politecnia, partindo do princípio de que a centralidade colocada sobre o trabalho como referência de reflexão para a teoria e prática produz reflexões interessantes para o campo da educação e gestão em saúde. Apresentamos autores do campo da Saúde Coletiva como Gastão Wagner, Rosana Onocko, Luiz Cecílio que trazem discussão sobre os processos de gestão em saúde e cotejamos com o conceito de politecnia trazido por Dermeval Saviani a partir das contribuições de Marx e Gramsci, principalmente.


Resultados
Gastão Wagner e Rosana Onocko (2008) consideram que há uma obsessão pela retirada de poder do trabalhador e cada vez mais concentração do poder nas mãos dos gestores, o que estabelece limites à autonomia dos trabalhadores. Com isso, opera-se uma crescente especialização da lógica do trabalho e a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual ou a divisão entre “gestores”/“executores”.A ênfase é dada à produtividade em detrimento da produção de valores. A noção de politecnia busca a formação do sujeito integral e a superação da condição de alienação ao recolocar a dimensão do trabalho em uma unidade indissolúvel, na articulação entre os aspectos manuais e intelectuais.


Conclusões/Considerações
A produção de novas práticas de saúde significa a aposta numa atuação profissional no campo da gestão em saúde que tenha o trabalho como princípio educativo. A articulação com os campos de prática é essencial nesse processo. Assim, a noção de politecnia pode contribuir com as discussões acerca de novas práticas no campo da gestão em saúde, que revogue a lógica taylorista e devolva a autonomia e capacidade criativa dos trabalhadores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360