Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20k - Avaliação e Qualidade em Saúde

22218 - IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROTOCOLO PARA CIRURGIA SEGURA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
CLAUDIA TAVARES REGADAS - FIOCRUZ, DEISE LUCI BATISTA MOTTA - HFSE/MS, CLAUDIA CAMINHA ESCOSTEGUY - HFSE/MS


Período de Realização
A observação foi realizada de outubro de 2014 a setembro de 2016.


Objeto da Experiência
Implementação e monitoramento do Protocolo de Cirurgia Segura em um hospital público de ensino do município do Rio de Janeiro.


Objetivos
Descrever o processo de implementação e resultados de monitoramento do Protocolo de Cirurgia Segura em um hospital público de ensino, de 450 leitos e cuidados agudos gerais, do município do Rio de Janeiro, e discutir prováveis explicações para os resultados.


Metodologia
Estudo prático, exploratório, misto e aplicado, baseado em pesquisa documental a partir do banco de dados dos formulários de cirurgia segura e estudo de caso por meio de observação participante com os membros do Núcleo de Segurança do Paciente e os profissionais do centro cirúrgico.


Resultados
A implementação foi feita por Grupo de Trabalho multiprofissional, com coordenação e treinamento do Núcleo de Segurança do Paciente. No 1º período de observação os resultados de adesão (56% a 90% e mediana 78%) foram apresentados aos serviços bimestralmente, gerando discussões para alcance de melhorias através de mudanças de atitude dentro de cada grupo profissional e na interação entre as profissões. Os outros 2 períodos tiveram adesão de 30% a 66% (mediana 47%); e 50% a 60% (mediana 54%).


Análise Crítica
1º período – retorno de resultados e participação ativa das equipes cirúrgicas multiprofissionais para soluções de melhoria. 2º período – não havia profissional dedicado para o monitoramento dos dados, gerando falta de retorno e ausência de cobrança regular para adesão. 3º período – equipes voltaram a ser abordadas quanto à importância do Protocolo, porém sem os resultados, obtidos retrospectivamente. Colaborou uma elevada percepção geral de segurança do paciente por 23% dos profissionais.


Conclusões e/ou Recomendações
O Protocolo de Cirurgia Segura foi parcialmente implantado, com adesão baixa, impactada pela frágil cultura de segurança e parcos recursos para monitoramento e retorno de informação às equipes, com descontinuidade do envolvimento das mesmas na construção de soluções. O investimento nestes fatores pode favorecer melhor adesão ao Protocolo, cujo grande impacto positivo na segurança do paciente está estabelecido na literatura.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360