Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11b - Judicializacao da Saude: acesso a saude, argumentos e efeitos

22068 - A JUDICIALIZAÇÃO DO ACESSO À OXIGENOTERAPIA DOMICILIAR PROLONGADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
LAURA CORDEIRO RODRIGUES - UFMG, KIMIELLE CRISTINA SILVA - UERJ, MARIA LEOPOLDINA DE CASTRO VILLAS-BÔAS - SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL


Apresentação/Introdução
A judicialização da saúde caracteriza-se por reivindicações e modos de atuação do Poder Judiciário para a garantia dos direitos de cidadania. Esse fenômeno envolve aspectos políticos, sociais, éticos e sanitários e tem ganhado relevância nos últimos anos devido ao impacto negativo no orçamento público da saúde. Assim tornou-se um desafio para a gestão pública da saúde e para o sistema de justiça.


Objetivos
Analisar as ações judiciais para acesso à oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) contra o Ministério da Saúde em 2015.


Metodologia
Realizou-se pesquisa em revistas científicas brasileiras de Saúde Coletiva indexadas sobre os perfis clínico e epidemiológico dos indivíduos que mais necessitam da ODP e as políticas públicas e/ou dispositivos vigentes que a regulamentam em âmbito federal, associando o escopo desses documentos com o perfil da população que a utiliza. Foram analisados os municípios que possuem Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) implantado e que possuem organização para o fornecimento da ODP.


Resultados
Quanto aos perfis clínico e epidemiológico, foi verificado que a maioria dos demandantes era homens, idosos e com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Foram encontradas apenas portarias que instituíram no SUS o Programa de Assistência Ventilatória Não Invasiva aos Portadores de Doenças Neuromusculares. Dos municípios com SAD, 69% possuem fluxo para o fornecimento da ODP. As portarias existentes não são específicas para ODP e são restritivas aos indivíduos com doenças neuromusculares.


Conclusões/Considerações
O fato de não existir orientação do governo federal para o fornecimento de ODP pode justificar as demandas judiciais recebidas. Verifica-se a necessidade de normativas que abranjam outros agravos/doenças, não apenas as doenças neuromusculares, para acesso à ODP.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360