Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC11c - Justiça social, equidade e Acesso à saúde de populações especificas

21768 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO REGIME SEMI-ABERTO FEMININO DE MANAUS-AM.
THAÍS TIBERY ESPIR - UFAM, AMANDA MORAIS - UFAM, AMANDA DUARTE - UFAM, SALYME EL KADI - UFAM, ALLADIN ANDERSON - UFAM, CECÍLIA FREITAS - UFAM


Apresentação/Introdução
A grave situação da população carcerária brasileira é refletida, dentre outros fatores, nas práticas de violência, na precariedade de espaço físico e na carência do atendimento à saúde. Embora, exista um Plano de Atenção à saúde no sistema, as ações se mostram escassas e pontuais, não possibilitando assim, um atendimento integral, humanizado e efetivo a esse público.


Objetivos
Contribuir para a promoção da saúde das mulheres privadas de liberdade do regime semi-aberto de Manaus e realizar ações de conscientização da saúde e do cuidado com o corpo para que as mesmas tenham um retorno digno à sociedade.


Metodologia
Por meio do projeto de extensão executado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas em parceria com o Sistema Penitenciário do Amazonas, foi realizado ações de saúde com a presença de alunos, professores, médicos e odontólogos. Os temas foram abordados por meio de palestras enfatizando a importância da saúde bucal, saúde mental e da transmissão de doenças. Realizou-se exames de Hepatites B e C, Sífilis e HIV utilizando testes rápidos. Atendimento ginecológico e exames preventivos para câncer de colo de útero e de mama foi efetuado pelo médico dessa especialidade com auxilio dos acadêmicos. O período de atividade foi de maio a dezembro de 2015.


Resultados
As participantes das ações de saúde apresentaram idade entre 18 a 67 anos. Todas demonstraram interesse em aprender durante as palestras. No grupo, havia uma gestante que recebia acompanhamento pré-natal, entretanto, participou de todas as ações realizadas. Do total de 54 amostras realizadas 9,2% (n=4) foram positivas para Hepatite B e 3,7% (n=2) para sífilis. Não foi observada positividade nos testes de Hepatite C e HIV. As mulheres que apresentaram soro-positividade no teste foram encaminhadas para tratamento em serviço de referência.


Conclusões/Considerações
A efetivação das políticas públicas de saúde direcionadas ainda é precária e caracterizada por um modelo rígido e impessoal. A presença de doenças infecciosas é concreta e esclarecimentos a cerca do tema são necessários como medida de prevenção e controle. O acolhimento deve ser intensificado, a fim de incentivá-las ao convívio social, pois essas mulheres estão privadas de liberdade, mas não dos direitos humanos inerentes à sua cidadania.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360