Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC18c - Segurança do paciente e uso de medicamentos

23471 - PROBLEMAS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS NA TRANSIÇÃO DE IDOSOS DO HOSPITAL PARA CASA
SILVIA HELENA VALENTE - EERP USP, SARA MARIA BARBOSA - EERP USP, DENISE FERRO - EERP USP, LUCIANA APARECIDA FABRIZ - EERP USP, TATIELE SCHONHOLZER - EERP USP, IONE CARVALHO PINTO - EERP USP


Apresentação/Introdução
Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs) quando ocorrem em idosos durante a transição do hospital para casa representam uma complexa situação e podem resultar em re-hospitalizações. Acredita-se que estudos que fomentem discussões relacionadas a este tema e apresentem variáveis envolvidas nesse contexto, poderão colaborar com a prática assistencial, qualificando o atendimento a este público.




Objetivos
Identificar o conhecimento produzido sobre PRMs na transição de idosos do hospital para casa.


Metodologia
Revisão Integrativa da Literatura (RI) , entre 2002 a 2017, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, CINAHL e Embase. Foram percorridas seis etapas de pesquisa: seleção da pergunta norteadora; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; definição das informações a serem extraídas dos artigos selecionados; análise das informações; interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Para o levantamento das produções nas bases de dados foram utilizados, de modo articulado, os descritores obtidos após consulta nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e no Medical Subject Headings (MESH), palavras-chave, títulos CINAHL e Emtree terms.


Resultados
A maior proporção dos artigos (27%) foi publicada no ano de 2010. O país que mais produziu artigos sobre PRMs na transição do hospital para casa foi Estados Unidos, com cinco pesquisas (50%), seguido pela Austrália e Israel, com dois artigos respectivamente (20%) e Espanha, com um artigo (10%). Quanto ao conteúdo dos artigos, evidenciou-se que o conhecimento produzido congrega três temas principais sobre PRMs na transição do hospital para casa: “Discrepância e Reconciliação de Medicamentos”, “Adesão ao Medicamento (AM)” e “Eventos Adversos à Medicamentos (EAM)”.


Conclusões/Considerações
Os PRMs na transição de idosos do hospital para casa apresentou-se como um tema relevante, que envolve questões complexas relacionadas ao cuidado. Discrepância de medicamentos, EAM e AM podem desencadear PRMs, portanto devem ser tratadas como assuntos decisivos no planejamento do cuidado durante as transições de cuidado. A Reconciliação de Medicamentos mostrou-se como estratégia coerente e eficaz para diminuir estes problemas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360