Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8a - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 1

25388 - GEOLOCALIZAÇÃO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE A PARTIR DAS FALAS DOS CONSELHEIROS DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE – RS
MARINA SOUTO DALMASO - UFCSPA, LUCAS BALSANELLI SOUZA - UFCSPA, FABIANE ELISABETHA DE MORAES RIBEIRO - UFCSPA, ANDREA WANDER BONAMIGO - UFCSPA


Apresentação/Introdução
Os Conselhos Municipais de Saúde (CMS) são espaços de exercício do controle social, no qual a população pode intervir na gestão das políticas públicas e junto à gestão municipal criar estratégias, controlar, fiscalizar ações e deliberar sobre o interesse coletivo. A agenda do conselheiro de saúde deve contemplar as necessidades do local que ele representa.



Objetivos
Traçar um perfil por geolocalização das demandas de saúde do município de Porto Alegre - RS, a partir das falas dos conselheiros nas reuniões do Plenário do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) no ano de 2017.


Metodologia
Trata-se de um estudo quantitativo e documental. Os dados coletados são provenientes das Atas relativas às sessões ordinárias e extraordinárias do Plenário do CMS/POA em 2017, disponíveis, após transcrição, em 01 de janeiro de 2018. Os autores tabelaram recortes das demandas de saúde expressadas pelos participantes em um Quadro de Dados, com os seguintes itens: Número e Data da Ata; Identificação do Conselheiro que conduziu a fala e Demandas de Saúde manifestadas direcionadas à gestão. A Geolocalização das demandas foi categorizada a partir da descrição no item “Identificação do Conselheiro que conduziu a fala”, onde foi discriminado o conselheiro, bem como a origem de sua representação.


Resultados
Apenas 18 Atas estavam disponíveis para acesso público em 01/01/2018, relativas aos primeiros 18 encontros do CMS/POA de 2017. Foram levantadas 216 participações de fala com 405 demandas para a área da saúde, das quais 279 com possibilidade de categorização por regionalização. A regionalização das demandas deu-se a partir da organização das 8 regiões de saúde do município de Porto Alegre: Região Centro representou 1% das demandas; Leste/Nordeste 19%; Sul/Centro Sul 10%; Glória/Cruzeiro/Cristal 12%; Norte/Eixo Baltazar (NEB) 28%; Partenon/Lomba do Pinheiro 14%; Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas 9% e Restinga/Extremo Sul 8%.


Conclusões/Considerações
A região NEB apresenta o maior número de demandas e maior mobilização do controle social, pois possui o maior número de Conselhos Locais. A região Centro mesmo sendo a mais populosa, apresenta apenas 1% das demandas. A realização de um diagnóstico situacional por meio das demandas dos conselheiros pode ser útil para o planejamento de ações do CMS/POA. As demandas trazidas pelos conselheiros dão visibilidade a real situação de saúde do município.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360