29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC8d - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 4  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22018 - INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO DO PAI NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DARLENE MENEZES ALVES - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SIMONI FURTADO DA COSTA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PATRÍCIA LIMA PERES - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JERUSA S. NASCIMENTO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
					
  
					Período de Realização Projeto de Extensão aprovado e desenvolvido em 2017 em uma Clínica da Família da IX - R.A- AP 2.2. no Rio de Janeiro.
  
 	Objeto da Experiência O objeto principal dessa experiência foi à participação do pai/parceiro na saúde da criança e suas dimensões no contexto da saúde da família.  
  
 	Objetivos •Descrever a experiência de atividades voltadas para incentivo à participação do pai/parceiro na saúde da criança realizadas através do projeto de extensão “Pai presente”.
 •Refletir sobre as repercussões relacionadas às questões de gênero na saúde da criança.
 
  
 	Metodologia Grupo educativo: primeiro momento: debate em grupo e avaliação da criança. Integração entre famílias; profissionais e acadêmicos. Debate sobre temas da saúde da criança como: amamentação, cuidados, riscos de acidentes, violência na infância, o vinculo: mãe-pai-família-bebê e outros. Segundo momento: vigilância em saúde, exame físico da criança, demonstração de técnicas, avaliação individual. Por fim, compartilha-se o café da manhã entre os envolvidos na atividade, como forma de acolhimento.  
  
 	Resultados Possibilita aos acadêmicos participar de um paradigma ainda pouco discutido e incorporado no ensino da saúde da criança e nos serviços, contribuindo para a formação crítica e reflexiva no contexto da saúde da criança; oferece a oportunidade de discutir temas transversais e promover ações em grupos de estudos; a atividade do projeto possibilitou estratégia alternativa para resgatar usuários faltosos para consultas de enfermagem em puericulturas. 
  
 	Análise Crítica A experiência mostrou que a participação do pai/parceiro/familia na saúde da criança ainda necessita de muito investimento. Debate sobre igualdade de gênero, capacitação profissional e políticas públicas de saúde que incentivem a essa prática precisam ser discutidas. A experiência desse projeto foi muito positiva e demonstrou que os pais gostaram da oportunidade de participação.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O projeto amplia a promoção da saúde da criança na perspectiva da participação do pai, reforçando que a saúde da criança não pode ser direcionada apenas 	a mãe-bebê e sim a todo o contexto no qual a criança está inserida, reafirmando as responsabilidades paternas dentro do processo. A experiência foi positiva no sentido de contribuir para embasar planejamentos futuros nesse campo de atuação, para os estudantes e para os serviços de saúde.
					 |