Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC8d - Democracia, Participação e Controle Social na Saúde COC 4

28884 - OUVIDORIA DO SUS E AS DEMANDAS DA ATENÇÃO BÁSICA.
LUANA GONÇALVES GEHRES - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS, BRUNA CAMPOS DE CESARO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS


Período de Realização
Este relato se refere desde a implantação da Ouvidoria em 2012 até dezembro 2017.


Objeto da Experiência
elatar as principais demandas relacionadas com a Atenção Básica registrados na Ouvidoria do SUS do Rio Grande do Sul.


Objetivos
Este relato de experiência tem como principal objetivo demonstrar as principais demandas que chegam na ouvidoria sobre a atenção básica.



Metodologia
Pesquisa de abordagem quantitativa realizada a partir do Banco de Dados extraído do Sistema informatizado OuvidorSUS. O sistema OuvidorSUS é utilizado pela Ouvidoria do SUS-SES/RS para registro e acompanhamento das manifestações. O período de referência dos dados foram de maio/2012 (inicio do registro no sistema) até dezembro/2017. As demandas registradas são classificadas e distribuídas em assuntos (tipificadas) permitindo a analise do banco de dados proposta.


Resultados
Foram registradas o total de 28.187 manifestações, sendo 2% (562) relacionadas à Atenção Básica. Destas, 63% (357) foram associadas a ESF/ACS, e 37% (205) e as Unidades de Saúde da Atenção Básica, com destaque para insatisfação com rotinas e dificuldade de acesso. Mais da metade das denúncias e reclamações foram sobre trabalhadores da SF. Destacou-se o não cumprimento de carga horária; insatisfação, sendo o ACS o profissional mais mencionado; também a falta de trabalhador e pagamento.



Análise Crítica
Foi possível perceber a insatisfação do usuário em diversos aspectos relacionados à Atenção Básica. O percentual embora pareça pouco expressivo, reflete as dificuldades enfrentadas pelos usuários que ficam diluídas em diversas outras manifestações registradas pelas Ouvidorias. O quantitativo de demandas relacionadas à Atenção Básica pode estar sendo absorvido pelas Ouvidorias municipais.


Conclusões e/ou Recomendações
Precisamos ainda incentivar os gestores e profissionais a fortalecer a política do controle social. É importante informar e divulgar aos profissionais de saúde da Atenção Básica a existência e os da Ouvidoria do SUS, como ferramenta avaliadora dos serviços de saúde e canal de articulação entre gestor e os usuários do Sistema Único de Saúde.

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