Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO10a - Produção de conhecimento e emancipação

22025 - A SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
MARTA CAIRES DE SOUSA - UFBA, ANA PAULA MIRANDA GUIMARÃES - IFBA, AMANDA AMANTES - UFBA


Apresentação/Introdução
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento curricular normativo e orientador para as escolas do ensino básico do Brasil. Após três versões preliminares, recentemente, o Ministério da Educação publicou a última versão do documento, nesta, é enfatizada a necessidade de uma formação humana integral dos estudantes, com vistas à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


Objetivos
Analisar como a temática saúde é abordada na BNCC, considerando o percurso da proposição da base com a primeira versão até a sua versão final.


Metodologia
Realizou uma análise das quatro versões da BNCC, utilizando a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), identificando como a saúde é apresentada nas versões do documento. A expressão “saúde” foi a palavra chave analisada e a partir dela buscou-se identificar quais significados e atributos estavam relacionados a ela.


Resultados
Há uma perspectiva reducionista da saúde, nas Ciências da Natureza está associada aos hábitos de higiene, ao funcionamento do corpo e às diversas patologias, na Educação Física a saúde está relacionada com práticas corporais e lazer, no Ensino Religioso é esperado discutir como as filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar a saúde, e, em Geografia associa as condições de vida e trabalho às condições de saúde. A determinação social do processo saúde-doença foi pouco evidenciada em todas as versões. Saúde enquanto um direito social está ausente, bem como o SUS como política nacional. É reafirmado que a saúde seja trabalhada como tema transversal e integrador.


Conclusões/Considerações
A saúde é um tema relevante no ensino básico, daí a importância em discutir como o tema é apresentado no currículo formal. Na BNCC, ao abordar saúde, o enfoque dado é aos aspectos de higiene e de funcionamento do corpo humano, aos comportamentos considerados saudáveis e às doenças. As velhas formas de associar saúde meramente como ausência de doenças e às atitudes tidas como adequadas, no currículo do ensino básico, ainda não foram superadas.

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