27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO10d - Ambiente, estilo de vida e participação |
25042 - PROJETO IZIDORA: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA BACIA DO IZIDORA DANIELA SANTOS SERPA SIQUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, DANIELA DE ALMEIDA OCHOA CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS, RAQUEL RANDOW - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, VANESSA DE ALMEIDA GUERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Apresentação/Introdução O Projeto Izidora é fruto da parceria entre Núcleo de Revitalização da Bacia do Ribeirão da Izidora criado pelo Conselho Municipal de Saúde, Projeto Manuelzão/UFMG, Curso de Gestão de Serviços de Saúde e Núcleo de Vigilância em Saúde Ambiental da SMSA. Para revitalizar a bacia do Ribeirão do Izidora, na busca pela melhoria da qualidade do entorno e das águas, utilizando abordagem transdisciplinar.
Objetivos Fomentar a educação ambiental nas escolas do entorno da Bacia do Ribeirão do Izidora por meio de ações de uso consciente dos recursos naturais buscando a transformação ambiental do território.
Metodologia As ações de gestão e educação ambiental nas escolas da região da Bacia do Izidora contemplaram sete etapas: sensibilização, capacitação, visita à bacia hidrográfica, coleta de dados, elaboração do plano de ações, seminário para apresentação do projeto e das propostas preliminares de planos de ações.
Foi feita coleta de dados utilizando a lista de verificação para compor o diagnóstico situacional de cada escola e visita com os alunos a diversos pontos da Bacia do Ribeirão Izidora. Diante dos problemas levantados elaborou-se proposta de plano de ação e realização de oficinas para gerenciamento ambiental no âmbito da escola, principalmente, e do seu entorno, buscando melhorias.
Resultados Nas escolas que manifestaram interesse, foi realizada reunião inicial com os representantes do Projeto Izidora para apresentação do Projeto e de que forma ele aconteceria na escola. Esse trabalho foi feito em 17 escolas na região da bacia envolvendo diretamente cerca de 425 alunos, por meio de oficinas e entrega de folders educativos e atividades desenvolvidas, tais com: customização de caixas para recolhimento de papel reciclável, distribuição de galões para recolhimento de pilhas, visitas ao Aterro Sanitário de Sabará e formações de monitores por escola, entre outras ações.
Conclusões/Considerações A ação intersetorial entre Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente da gestão municipal, a UFMG, trabalham para aproximar de um ideário de gestão e educação ambiental. As atividades voltadas para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos da bacia hidrográfica e do indivíduo, empodera alunos e profissionais para transformar a realidade ambiental, trazendo benefícios como a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.
|