26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO21a - Atenção básica: vivências e desafios |
22333 - UM CLICK NA ATENÇÃO BÁSICA: REGISTRO FOTOGRÁFICO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO PMAQ – 3º CICLO EM MINAS GERAIS ÉRICA ARAÚJO SILVA LOPES - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, HUGO ANDRÉ DA ROCHA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA – FM/UFMG, DAISY MARIA XAVIER DE ABREU - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, SARAH COELHO NUNES - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, ISABELA CRISTINA CARREIRO CAVALCANTE - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, ANGELA MARIA DE LOURDES DAYRELL DE LIMA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, FELIPE DE FREITAS LIMP DE ALMEIDA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, GISLENE PEREIRA DE SOUZA - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON/FM/UFMG, ALANEIR DE FÁTIMA DOS SANTOS - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL – DMPS/FM/UFMG, DÉLCIO DA FONSECA SOBRINHO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL – DMPS/FM/UFMG, ANTÔNIO THOMAZ GONZAGA DA MATTA-MACHADO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL – DMPS/FM/UFMG
Período de Realização Registros fotográficos realizados de 01/08/17 a 30/11/17.
Objeto da Experiência Registro fotográfico do trabalho de campo durante a avaliação externa das equipes de saúde da família aderidas ao PMAQ 3º ciclo em Minas Gerais.
Objetivos Apresentar as condições de funcionamento das unidades de atenção básica de Minas Gerais sob a perspectiva do olhar dos entrevistadores do PMAQ 3, por meio registro fotográfico.
Metodologia As fotografias tem origem no registro realizado pelos entrevistadores do PMAQ 3º ciclo, quando da realização da observação da estrutura física das unidades de saúde – UBS. A avaliação externa contemplou 3387 UBS’s de MG. As fotos selecionadas são aquelas que apresentam o funcionamento da AB nas UB quanto: estruturas, dos materiais, insumos, e também da organização do processo de trabalho, profissionais e usuários das ESF, perfazendo um total de 75 fotos.
Resultados Verifica-se que há grande heterogeneidade quanto às condições estruturais, ambiência, condições de acessibilidade, disposição e disponibilidade de recursos materiais nas UBS visitadas. Enquanto algumas unidades encontram-se alocadas em espaços improvisados (residências adaptadas), outras se caracterizam por construções de alto padrão, com espaços planejados para a finalidade (UBS). A organização do trabalho das ESF podem ser visualizadas a partir de cadernos de registro, mapa do território, etc.
Análise Crítica A fotografia é apropriada pela pesquisa para registro das ocorrências do mundo e apreensão da diversidade racial e social que os cientistas tentam classificar (NOVAES, 2012). No PMAQ, a fotografia é um registro importante da avaliação externa, pois possibilita análises qualitativas não passíveis de serem verificadas pelo instrumento de coleta, permitem visualizar a realidade da atenção básica no país e acabam por explicitar a diversidade de condições em que operam as UBS e ESF em Minas Gerais.
Conclusões e/ou Recomendações Por meio de fotografias conseguimos apresentar um pouco da realidade do SUS e da AB, através das UBS avaliadas n PMAQ 3. As imagens ajudam a compor com a avaliação dos instrumentos, mais objetiva, e podem nos levar a observar outros pontos para além da avaliação externa. A exposição mostra a AB em sua complexidade, contemplando os profissionais de saúde, os usuários, o território atendido e as condições socioeconômicas vivenciadas pelo SUS.
|