26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO21a - Atenção básica: vivências e desafios  | 
         
        
		  
					 
          				
						 25486 - RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE ENSINO E A QUALIDADE DA ATENÇÃO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO RODRIGO BORANGA DE CAMPOS - ESTAÇÃO FOUSP-ABENO DA REDE DE OBSERVATÓRIOS DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE / ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ROSANA FIORINI PUCCINI - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), FABÍOLA SUANO - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP), REJANE CALIXTO GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, PAULO DE TARSO PUCCINI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO (GESTÃO 2013-2016) E SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO, ANA ESTELA HADDAD - ESTAÇÃO FOUSP-ABENO DA REDE DE OBSERVATÓRIOS DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE, MINISTÉRIO DA SAÚDE / ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
					
  
					Apresentação/Introdução O município de São Paulo concentra muitos cursos de graduação da área da saúde, dispõe de complexa rede de serviços e tem efetivado as políticas de integração ensino-serviço, com destaque ao Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) e estágios curriculares, sobretudo na Atenção Básica (AB).
  
 	Objetivos Verificar na rede de UBS do município a relação entre as atividades de ensino do Pró-Saúde, PET-Saúde e estágio curricular e os níveis de indicadores de estrutura, processo e resultado utilizados na avaliação da atenção integral na Rede Básica.
  
 	Metodologia Estudo transversal, considerou o universo de UBS do município. Foi aplicado Instrumento de Avaliação das Diretrizes Organizativas da AB, constituído por 76 itens pontuados, agrupados em 10 blocos (dimensões de análise): acolhimento, agendamento, equipe multiprofissional, enfermagem, equipe médica, organização da assistência, cobertura assistencial, organização geral, gestão/participação e organização do sistema. Incluíram-se dados de 414 UBS; destas, 40 contavam com Pró-PET-Saúde, 13 com estágio e 17 com Pró-PET-Saúde e estágio. Foram calculados quartis das pontuações atribuídas às UBS, geral e por blocos; utilizou-se o SPSS 20.0 (IBM®), teste Qui-quadrado e Exato de Fisher, p<0,05.
  
 	Resultados Considerando a pontuação geral avaliativa atribuída às UBS, verificou-se que 61,3% delas encontravam-se no quarto quartil, 30,2% no terceiro e 8,4% no segundo, sem associação entre as 70 UBS com ensino (todas as modalidades) e as sem ensino. Houve diferença estatística (frequência de UBS com pontuação no quarto quartil) na análise por blocos: acolhimento (72,9% com ensino e 59,3% sem ensino; p=0,04) e equipe multiprofissional (91,4% com ensino e 77,9% sem ensino; p=0,01). Considerando somente as 57 UBS com Pró-PET-Saúde (com e sem estágio), a associação ocorreu para acolhimento (73,7% e 59,7%; p=0,04), equipe multiprofissional (91,2% e 78,4%; p=0,03) e equipe médica (73,7% e 59,1%; p=0,03).
  
 	Conclusões/Considerações A relevância da integração ensino-serviço e das políticas indutoras na formação dos profissionais de saúde está bem estabelecida. As associações encontradas neste estudo indicam hipóteses de uma interação virtuosa entre ensino e organização do serviço, em especial quanto aos aspectos relacionados aos processos de trabalho, ou uma possível seleção prévia de unidades mais bem estruturadas nessas parcerias ou, ainda, uma combinação de ambas.
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