Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO21a - Atenção básica: vivências e desafios

27386 - O PROGRAMA MAIS MÉDICOS SOB A LUPA DA TEORIA DA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS
ANTONIO NEVES RIBAS - UNB, JOAQUIM JOSÉ SOARES NETO - UNB, LEIDES BARROSO AZEVEDO MOURA - UNB


Apresentação/Introdução
Entre 2013 e 2015 mais de 18 mil médicos atuaram na Atenção Básica brasileira por meio do Programa Mais Médicos, que teve no seu eixo do provimento emergencial o objetivo de combater a escassez e a má distribuição de médicos de forma equitativa e imediata. Para avaliar os resultados do PMM neste período, optou-se por aplicar a Teoria da Avaliação de Programas, ainda pouco utilizada no Brasil.


Objetivos
Avaliar os resultados do provimento emergencial a partir da Teoria da Avaliação de Programas, tendo como elementos da análise a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a distribuição dos médicos pelas localidades prioritárias.


Metodologia
Foram realizadas análises estatísticas dos dados oriundos do Sistema de Gerenciamento de Projetos (SGP) e do Histórico de Cobertura da Saúde da Família (HCSF), no intuito de averiguar se os médicos foram lotados nas regiões prioritárias e quais foram os efeitos causados na cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os resultados foram então interpretados tendo como referencial conceitual e metodológico a Teoria da Avaliação de Programas (Program Evaluation Theory).


Resultados
73% dos municípios brasileiros receberam ao menos um médico do Programa, sendo que entre 65 a 83% dos médicos foram alocados em municípios com perfil prioritário, a depender dos critérios utilizados na análise. Além disso, 82% dos médicos foram lotados na ESF, culminando em uma expansão de 15,7% na população coberta nos dois anos de duração do Programa, com percentuais variando de 10 a 25% entre as regiões geográficas.


Conclusões/Considerações
A partir dos referenciais da Teoria da Avaliação de Programas e da análise estatística dos dados, constatou-se que os objetivos traçados para o eixo do provimento emergencial foram em boa parte alcançados, já que a distribuição dos médicos privilegiou as áreas mais vulneráveis do país. Quanto à cobertura da ESF, apesar dos fortes indícios encontrados, mais estudos são necessários para atestar a causalidade do PMM na expansão registrada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360