26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho |
21900 - O DISPOSITIVO APOIO NA GESTÃO REGIONAL – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE - SÃO PAULO (SMS-SP). MARIA CECILIA GALLETTI - PMSP- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, ALEXANDRE NEMES FILHO - CSESBP FMUSP
Período de Realização inicio em fevereiro de 2016
termino dezembro de 2016
Objeto da Experiência implantação do dispositivo Apoio Institucional (A.I.) na na Gestão 2013 - 2016 - na CRS Oeste - SMS-SP.
Objetivos O Apoio Institucional SMS-SP, objetivou operar mudanças na relação entre as instancias de gestão e dos serviços visando superar a intensa fragmentação das ações em saúde, a cisão entre a gestão do sistema e a gestão dos serviços e a desintegração na rede de unidades regionais.
Metodologia O eixo de desenvolvimento para o AI incluiu o “Curso de Formação de Apoiadores” na metodologia PAIDEIA, com apoio técnico da OPAS. Caminhou integrado ao Projeto “Desafio Mais Saúde na Cidade” onde cada uma das UBS, além das suas atribuições habituais construiu um Projeto Especifico de trabalho na AB na cidade de São Paulo. Tiveram os aprimorandos a tarefa de acompanhar os projetos coletivos com a aplicação prática dos conteúdos e discussões ocorridas nos espaços de formação.
Resultados As rodas de conversa e os colegiados de gestão se tornaram praticas comuns no cotidiano das UBS e estas mais autônomas na gestão dos seus territórios. A lógica do apoio transversalizou a relação entre a equipe de assessoria criando um corpo institucional pautado pela função coletiva da gestão e não somente pelas respostas individualizadas das diferentes áreas técnicas. Isto pôde ser sentido na desburocratização das tarefas, na grupalidade das equipes, na solidariedade e na alegria do cotidiano.
Análise Crítica O A.I. fortaleceu a Equipe Técnica e os gestores locais.Entende-se que este projeto não é partidário, mas também não é apolítico. É um projeto que propõe uma política de subjetividade que tem em vista a democratização das instituições e a produção de novas formas de vida em comum, mais participativa e coletiva resultando na melhoria das ações da AB. .Fica a pergunta sobre como dar sustentabilidade a este modo de fazer gestão.
Conclusões e/ou Recomendações Este processo de A.I. realizado na CRSO SMS SP produziu uma valorização das equipes e profissionais dando a devida importância à micropolítica e inovações no SUS que possam trazer uma assistência de maior qualidade aos usuários. A realização de Projetos desenvolvidos e instituídos nas UBS a satisfação e avaliação positiva dos atores envolvidos demonstraram a pertinência e efetividade deste investimento.
|