Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho

21924 - O APOIO PAIDÉIA E O NASF NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS - UNICAMP, TATIANA DE VASCONCELLOS ANÉAS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
O Ministério da Saúde criou em 2008 os Núcleos de Apoio à Saúde da família (NASF) que amplia as possibilidades de interdisciplinaridade e de funcionamento dinâmico da rede de atenção, através da contratação de profissionais de apoio para as equipes da Estratégia Saúde da família que tem o objetivo de construir o seu processo de trabalho através do uso da metodologia do Apoio Matricial.


Objetivos
Esta pesquisa pretende analisar o modo como o Apoio Matricial vêm sendo incorporada pela atenção primária (através do NASF) do município de São Paulo e as repercussões deste referencial sobre as práticas dos profissionais de saúde.


Metodologia
O estudo se insere no campo das pesquisas com métodos mistos. Para a produção do material empírico serão realizadas as seguintes estratégias: A) Contexto exploratório: Revisão Integrativa; B) Etapa quantitativa: Aplicação de questionários; C) Etapa qualitativa: Observação participante; C) Etapa qualitativa: Entrevistas semiestruturadas. Para a interpretação e análise dos dados, será utilizada a hermenêutica dialética (Minayo et. al., 2005) para o material qualitativo e a fusão de dados quanti e quali proposta por Creswell & Clark (2013).


Resultados
Na etapa quantitativa foi aplicado um questionário em todas as equipes do NASF do município de São Paulo. Na etapa qualitativa, foi analisada a implementação do NASF que foi realizada de forma muito vertical com pouca participação dos profissionais; a concepção de Apoio Matricial ainda pautada na dimensão técnico-pedagógica; na gestão do NASF, marcada pela burocratização e baseada em metas de produção; na análise da práxis do apoio matricial, analisou-se a necessidade de uma construção de uma identidade pelo profissional NASF, mas também o uso dos diversos instrumentos e o manejo ainda muito tecnicista dos afetos, e das relações de poder.


Conclusões/Considerações
Um dos aspectos centrais está relacionado ao modelo de gestão do SUS no município de São Paulo. Existe uma baseada no controle, no poder e na expropriação do trabalhador enquanto sujeito. Para potencializar os espaços de apoio matricial, o sistema precisa funcionar de forma sincrônica. Deve-se trabalhar com maior democracia institucional e cogestão no âmbito da gestão das políticas, das unidades e também na gestão da clínica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360