27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO21c - Processos e gestão do trabalho em saúde |
22003 - PERCEPÇÃO DOS GERENTES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE TRABALHO DESENVOLVIDO NAS UNIDADES DE SAÚDE EM UM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR-BA LILIAN BARBOSA ROSADO - ISC/UFBA, CAMILA OLIVEIRA ARAÚJO - ISC/UFBA, ISABEL CRISTINA COSTA ALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA, WELLINGTON COSTA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR-BA, YARA OYRAM RAMOS LIMA - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução Os gerentes das Unidades de Saúde enfrentam vários desafios, e atender as demandas da comunidade com poucos recursos pode ser considerado o maior deles. Nesta ótica, é necessário que o gestor possua conhecimentos e habilidades que fortaleçam seu papel político e técnico administrativo. No nível local sua autonomia é restrita tanto pela limitação de recursos como frágil vinculação profissional.
Objetivos O objetivo deste estudo foi identificar e discutir a percepção dos gerentes sobre o seu próprio processo de trabalho nas Unidades de Saúde em um dos doze Distritos Sanitários (DS) do município de Salvador - BA no ano de 2017.
Metodologia Estudo exploratório de abordagem qualitativa no qual foram entrevistados 24 gerentes das Unidades de Saúde (US) do Distrito Sanitário (DS) durante o mês de outubro de 2017. Foi elaborado questionário semi-estruturado com questões objetivas e subjetivas, comuns e específicas para cada um dos cinco tipos de US do território – Unidades Básicas, Saúde da Família, Urgência e emergência, Atenção Psicossocial e Especialidades Odontológicas. As entrevistas foram realizadas por residentes do Programa de Saúde Coletiva com ênfase em Planejamento e Gestão (ISC/UFBA) e uma Enfermeira da equipe de profissionais do DS. Os dados foram tabulados e analisados por meio do Microsoft Office Excel 2010.
Resultados Do total de gerentes, (73,7%) são do sexo feminino e (42%) tem formação em Enfermagem. Do total geral, (54,2%) possuem especialização em saúde, sendo (26,1%) na área de urgência e emergência. Considerando a percepção dos gerentes sobre o processo de trabalho, as principais dificuldades apontadas foram o déficit de profissionais administrativos e materiais e insumos para realização das atividades, além da necessidade de conhecimentos acerca de processos gerenciais. A falta de recursos humanos acarreta sobrecarga de trabalho. Ressalta-se que a colaboração e o bom relacionamento com a equipe foram apontadas como facilitadoras do processo gerencial.
Conclusões/Considerações Os gerentes apresentam pouca experiência em gestão de serviços de saúde, o que, aliado a sobrecarga de trabalho dificulta o desenvolvimento de competências que poderiam impactar positivamente na qualidade dos serviços. Importa redesenhar processos de trabalho possibilitando melhores condições para o seu desempenho, que incentive o gerente como um ator técnico e político capaz de lidar com a diversidade de situações encontradas no SUS.
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