Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO21c - Processos e gestão do trabalho em saúde

27470 - INSERÇÃO DOS SANITARISTAS EGRESSOS DA GRADUÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DO BRASIL NO MUNDO DO TRABALHO
ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, FERNANDA SILVA SCHER - UFBA


Apresentação/Introdução
Os primeiros cursos de Graduação em Saúde Coletiva iniciaram no país há dez anos, é relevante do cenário quanto a inserção profissional dos bacharéis e suas particularidades, e justifica-se pelo número reduzido de publicações que reflitam sobre a temática. Este estudo possibilita o aumento da evidência sobre essa nova formação e pretende auxiliar no debate da da carreira do sanitarista.


Objetivos
Analisar os processos de inserção profissional dos egressos da graduação em Saúde Coletiva no Brasil.


Metodologia
O estudo é de natureza qualitativa e corresponde a um trabalho de dissertação de mestrado acadêmico. Foi utilizado como instrumento entrevistas semiestruturadas contendo questões referentes ao tipo de vínculo empregatício, faixa salarial, local onde atua e etc. O instrumento foi enviado pelo e-mail para os egressos, sendo auto aplicado por eles através do Survey Monkey, estima-se que existam um total de 750 egressos dos cursos de Saúde Coletiva no país. Até o momento cerca de 210 questionários foram respondidos.


Resultados

Os resultados preliminares apontam para uma concentração dos egressos nos programas de pós-graduação (mestrados e residências) (60%), menos da metade dos entrevistados encontram-se atuantes no mundo do trabalho especificamente na área da Saúde Coletiva. Alguns dados apontam para o interesse da criação de uma entidade que represente os bacharéis em saúde coletiva no mundo do trabalho, a principal dificuldade de inserção profissional apontada por eles refere-se ao pouco conhecimento dos serviços diante da existência do curso e suas potencialidades.



Conclusões/Considerações
Diante dos 10 anos de existência da Graduação em Saúde Coletiva, percebe-se o avanço em alguns aspectos de conquistas profissionais. Muitas foram às dificuldades identificadas pelos bacharéis, referente às escassas oportunidades nos serviços de saúde, baixa articulação entre as Instituições de Ensino Superior e os potenciais espaços de trabalho e a fragilidade no envolvimento entre os formados com as questões relacionadas ao trabalho.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360